Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA

This research has as its theme Pedagogical Practice and Affectivity in Early Childhood Education in EMEI Criança Feliz of the municipality of Gurupá/PA, which has as general objective to understand how teachers of Early Childhood Education develop affectivity in their pedagogical practices in EMEI C...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Andrea Amaral de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5381
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5381
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53812023-03-09T03:05:46Z Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA SOUZA, Andrea Amaral de RODRIGUES, Raimunda do Socorro http://lattes.cnpq.br/4605510008816420 Afetividade Educação infantil Prática pedagógica Affectivity Early childhood education Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research has as its theme Pedagogical Practice and Affectivity in Early Childhood Education in EMEI Criança Feliz of the municipality of Gurupá/PA, which has as general objective to understand how teachers of Early Childhood Education develop affectivity in their pedagogical practices in EMEI Criança Feliz. Specific objectives: To investigate the affective methodological strategies that enable the process of educational practice between teacher and student at EMEI Criança Feliz; Understand how affectivity contributes to the teaching-learning process in early childhood education classes; To show the relevance of affectivity as an indispensable resource for the implementation of the teaching-learning process in early childhood education; Identify at what times the application of affectivity is necessary in early childhood education. The methodology consisted of a case study, using as an instrument for direct data collection, the field research, with application of questionnaires, composed of open and semi-open questions, applied to seven teachers working in classes of early childhood education (daycare and preschool). The study consists of a broad bibliographic reference on the theme affectivity, considering the reflections of scholars such as Paganni (2021), Gratriot-Alfandéry (2010), among others. The results reveal that the teachers understand the relevance of working affectivity in the teaching-learning process, stating that they often use them in their pedagogical practices. That without affection they wouldn't be able to do a good job. A presente pesquisa tem como tema Prática Pedagógica e Afetividade na Educação Infantil na EMEI Criança Feliz do município de Gurupá/PA, a qual tem por objetivo geral compreender como professores da Educação Infantil desenvolvem a afetividade em suas práticas pedagógicas na EMEI Criança Feliz. Como objetivos específicos: Investigar as estratégias metodológicas afetivas que viabilizam o processo da prática educativa entre professor e aluno na EMEI Criança Feliz; Compreender de que forma a afetividade contribui para o processo ensino-aprendizagem em turmas de educação infantil; Mostrar a relevância da afetividade como recurso indispensável para a efetivação do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; Identificar em quais momentos a aplicação da afetividade se faz necessária na educação infantil. A metodologia pautou-se de um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados diretos, a pesquisa de campo, com aplicação de questionários, composto de questões abertas e semiabertas, aplicados junto a sete professoras que atuam em turmas da educação infantil (creche e pré-escola). O estudo consta de um amplo referencial bibliográfico sobre o tema afetividade, considerando as reflexões de estudiosos como Paganni (2021), Gratriot-Alfandéry (2010), dentre outros. Os resultados revelam que as professoras entendem a relevância de se trabalhar a afetividade no processo ensino-aprendizagem, afirmando que usam com frequência em suas práticas pedagógicas. Que sem o afeto não conseguiriam desempenhar um bom trabalho. 2023-03-08T17:50:42Z 2023-03-08T17:50:42Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Andrea Amaral de. Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA. Orientadora: Raimunda do Socorro Rodrigues. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5381. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5381 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Afetividade
Educação infantil
Prática pedagógica
Affectivity
Early childhood education
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Afetividade
Educação infantil
Prática pedagógica
Affectivity
Early childhood education
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SOUZA, Andrea Amaral de
Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
topic_facet Afetividade
Educação infantil
Prática pedagógica
Affectivity
Early childhood education
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research has as its theme Pedagogical Practice and Affectivity in Early Childhood Education in EMEI Criança Feliz of the municipality of Gurupá/PA, which has as general objective to understand how teachers of Early Childhood Education develop affectivity in their pedagogical practices in EMEI Criança Feliz. Specific objectives: To investigate the affective methodological strategies that enable the process of educational practice between teacher and student at EMEI Criança Feliz; Understand how affectivity contributes to the teaching-learning process in early childhood education classes; To show the relevance of affectivity as an indispensable resource for the implementation of the teaching-learning process in early childhood education; Identify at what times the application of affectivity is necessary in early childhood education. The methodology consisted of a case study, using as an instrument for direct data collection, the field research, with application of questionnaires, composed of open and semi-open questions, applied to seven teachers working in classes of early childhood education (daycare and preschool). The study consists of a broad bibliographic reference on the theme affectivity, considering the reflections of scholars such as Paganni (2021), Gratriot-Alfandéry (2010), among others. The results reveal that the teachers understand the relevance of working affectivity in the teaching-learning process, stating that they often use them in their pedagogical practices. That without affection they wouldn't be able to do a good job.
author_additional RODRIGUES, Raimunda do Socorro
author_additionalStr RODRIGUES, Raimunda do Socorro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Andrea Amaral de
title Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
title_short Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
title_full Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
title_fullStr Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
title_full_unstemmed Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
title_sort prática pedagógica e afetividade na educação infantil na emei criança feliz no município de gurupá/pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5381
_version_ 1787155455674417152
score 11.753735