/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Trabalho docente, pandemia e aprendizagem de alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Castanhal: o que dizem os professores
Inegavelmente a pandemia foi o tempo que gerou muitos processos vinculados a questões sociais, dentre as quais destacamos a educação. De um lado, revelou as misérias e as diferenças de condições sociais entre as classes sociais, que consequentemente implicou diretamente nas possibilidades de aces...
Autor principal: | MÁXIMO, Aurelina de Loiola |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5393 |
Resumo: |
---|
Inegavelmente a pandemia foi o tempo que gerou muitos processos vinculados a
questões sociais, dentre as quais destacamos a educação. De um lado, revelou as
misérias e as diferenças de condições sociais entre as classes sociais, que
consequentemente implicou diretamente nas possibilidades de acesso a saúde. De
outro lado reafirmou a importância do serviço público, tanto da saúde, quanto da
educação. Esse último precisando ser mantido por outras vias (Ensino Remoto), em
razão da necessidade de manter processos de acolhimento, de desenvolvimento e de
aprendizagem como parte do enfrentamento do cenário pandêmico. De outro lado,
embora tenha sido construído outras possibilidades de ensino em razão do cenário
que estava posto e que muita coisa aconteceu, a exemplo da ressignificação dos
professores, em relação a ensinar e aprender por outras vias, sobretudo as vias
digitais, muitos desafios foram enfrentados e muitas consequências desse tempo
ainda são enfrentadas pelo sistema educacional brasileiro e particularmente pelos
professores que são os responsáveis diretos quanto ao ato pedagógico. Diante
desses apontamentos, esse estudo de campo, de natureza qualitativa tem como
objetivo principal verificar o que dizem os professores de uma escola da rede
municipal de Castanhal em relação ao seu trabalho a partir do cenário pandêmico
vivenciado entre 2020-2021. Para tanto, foram entrevistados 5 professores que atuam
nas sérias iniciais. A partir da aplicação do instrumento de produção de dados
verificou-se que o ensino no período de pandemia foi de extrema dificuldade devido a
precariedade de recursos que dessem conta de alcançar todos os alunos para que
tivessem um ensino de qualidade, portanto a pandemia da COVI-19 trouxe consigo
inúmeros problemas para a educação brasileira, as quais são reflexo no
desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos. |