Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar

The present work is an autobiographical study in the memorial style, having as its theme My trajectory as a quilombola educator in the municipality of Gurupá: from learning to teaching, with the general objective of reflecting on my trajectory as an educator, highlighting learnings and teachings in...

ver descrição completa

Autor principal: RAMOS, Débora Cardoso
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5396
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5396
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53962023-03-11T03:06:19Z Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar RAMOS, Débora Cardoso RODRIGUES, Raimunda do Socorro http://lattes.cnpq.br/4605510008816420 Aprender Ensinar Educadora quilombola Learn To teach Quilombola educator CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work is an autobiographical study in the memorial style, having as its theme My trajectory as a quilombola educator in the municipality of Gurupá: from learning to teaching, with the general objective of reflecting on my trajectory as an educator, highlighting learnings and teachings in my training and teaching performance. As for the specific objectives: Introduce my family base and my childhood; identify moments of my educational trajectory; reflect on learning and teachings in the quilombola community; highlight the importance of PARFOR in my journey and teacher training. The methodology used starts from the writing of my memoirs, linked to a bibliographic survey on the theme addressed. The theoretical foundation of this work was guided by authors such as Tardif (2001), Freire (1986), Hage (2005) among others. The writing is structured chronologically in four chapters. In the first, I present my family base and my childhood. In the second, I present moments of my educational trajectory. In the third, I reflect on learning and teaching in the quilombola community. In the fourth and final chapter, I highlight the importance of PARFOR in my path and teacher training. In the final considerations I present some inferences about the work carried out. O presente trabalho é um estudo autobiográfico no estilo memorial, tendo como tema Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar, com objetivo geral de fazer uma reflexão de minha trajetória como educadora, destacando aprendizados e ensinamentos na minha formação e atuação docente. Quanto aos objetivos específicos: Apresentar minha base familiar e minha infância; identificar momentos da minha trajetória educacional; refletir sobre aprendizagem e ensinamentos na comunidade quilombola; destacar a importância do PARFOR na minha caminhada e formação docente. A metodologia utilizada parte da escrita de minhas memórias, articulada a um levantamento bibliográfico sobre a temática abordada. A fundamentação teórica deste trabalho pautou-se autores como Tardif (2001), Freire (1986), Hage (2005) dentre outros. A escrita está estruturada de forma cronológica em quatros capítulos. No primeiro apresento minha base familiar e minha infância. No segundo apresento momentos da minha trajetória educacional. No terceiro faço uma reflexão sobre aprendizagem e ensino na comunidade quilombola. No quarto e último capítulo destaco a importância do PARFOR na minha caminhada e formação docente. Nas considerações finais apresento algumas inferências sobre o trabalho desenvolvido. 2023-03-10T17:34:32Z 2023-03-10T17:34:32Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Débora Cardoso. Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar. Orientadora: Raimunda do Socorro Rodrigues. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5396. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5396 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aprender
Ensinar
Educadora quilombola
Learn
To teach
Quilombola educator
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprender
Ensinar
Educadora quilombola
Learn
To teach
Quilombola educator
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RAMOS, Débora Cardoso
Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
topic_facet Aprender
Ensinar
Educadora quilombola
Learn
To teach
Quilombola educator
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work is an autobiographical study in the memorial style, having as its theme My trajectory as a quilombola educator in the municipality of Gurupá: from learning to teaching, with the general objective of reflecting on my trajectory as an educator, highlighting learnings and teachings in my training and teaching performance. As for the specific objectives: Introduce my family base and my childhood; identify moments of my educational trajectory; reflect on learning and teachings in the quilombola community; highlight the importance of PARFOR in my journey and teacher training. The methodology used starts from the writing of my memoirs, linked to a bibliographic survey on the theme addressed. The theoretical foundation of this work was guided by authors such as Tardif (2001), Freire (1986), Hage (2005) among others. The writing is structured chronologically in four chapters. In the first, I present my family base and my childhood. In the second, I present moments of my educational trajectory. In the third, I reflect on learning and teaching in the quilombola community. In the fourth and final chapter, I highlight the importance of PARFOR in my path and teacher training. In the final considerations I present some inferences about the work carried out.
author_additional RODRIGUES, Raimunda do Socorro
author_additionalStr RODRIGUES, Raimunda do Socorro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RAMOS, Débora Cardoso
title Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
title_short Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
title_full Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
title_fullStr Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
title_full_unstemmed Minha trajetória como educadora quilombola no município de Gurupá: do aprender ao ensinar
title_sort minha trajetória como educadora quilombola no município de gurupá: do aprender ao ensinar
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5396
_version_ 1787155460707581952
score 11.753896