Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR

The objective of this work is to present the experiences from childhood to formation that will be presented in memorial form (1989 to 2023). In this sense, the construction of the memorial will present the aspects of life trajectory difficulties, struggles and victories until the entry into parfor t...

ver descrição completa

Autor principal: MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5436
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5436
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54362023-03-24T03:05:50Z O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de SANTANA, André Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5891272562499861 Memorial Experiência de vida PARFOR Life experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The objective of this work is to present the experiences from childhood to formation that will be presented in memorial form (1989 to 2023). In this sense, the construction of the memorial will present the aspects of life trajectory difficulties, struggles and victories until the entry into parfor to study pedagogy. Methodology will present Reflection on learning during the elaboration of the training memorial allows the process of narrating and listening to oneself and the Other to be a factor in the search for new professional identities and new knowledge. Thus, the memorial is a pedagogical device of critical reflection that reinvents the care of the person with himself and the care for the Other, a fact that is extremely relevant for the future professional gives education. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências da infância até a formação que será apresentada em forma de memorial (1989 a 2023). Nesse sentido, a construção do memorial apresentará os aspectos da trajetória de vida dificuldades, lutas e vitorias até a entrada na parfor para cursar pedagogia. Metodologia apresentará Reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração do memorial de formação permite que o processo de narrar e de escutar a si e ao Outro seja fator de busca de novas identidades profissionais e de novos conhecimentos. Assim, o memorial é um dispositivo pedagógico de reflexão crítica que reinventa o cuidado da pessoa consigo mesma e o cuidado com o Outro, fato que é de extrema relevância para o futuro profissional dá educação. 2023-03-23T17:28:24Z 2023-03-23T17:28:24Z 2023-01-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de. O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR. Orientador: André Ribeiro de Santana. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5436. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5436 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Memorial
Experiência de vida
PARFOR
Life experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Memorial
Experiência de vida
PARFOR
Life experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de
O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
topic_facet Memorial
Experiência de vida
PARFOR
Life experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of this work is to present the experiences from childhood to formation that will be presented in memorial form (1989 to 2023). In this sense, the construction of the memorial will present the aspects of life trajectory difficulties, struggles and victories until the entry into parfor to study pedagogy. Methodology will present Reflection on learning during the elaboration of the training memorial allows the process of narrating and listening to oneself and the Other to be a factor in the search for new professional identities and new knowledge. Thus, the memorial is a pedagogical device of critical reflection that reinvents the care of the person with himself and the care for the Other, a fact that is extremely relevant for the future professional gives education.
author_additional SANTANA, André Ribeiro de
author_additionalStr SANTANA, André Ribeiro de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MELO, Aldenice de Jesus dos Santos de
title O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
title_short O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
title_full O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
title_fullStr O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
title_full_unstemmed O lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a PARFOR
title_sort o lúdico na formação de uma professora do começo da carreira até a parfor
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5436
_version_ 1787155481236602880
score 11.753735