Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso

In this Final Coursework (TCC), entitled The teaching-learning of the English LanguageCulture in the System of Modular Organization of Teaching (SOME) - beliefs in (dis)course, we propose to investigate the statements of riverine students about the teaching-learning of English Language-Culture, cons...

ver descrição completa

Autor principal: FURTADO, Geciel Ranieri
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5443
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5443
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54432023-03-28T12:31:12Z O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso The teaching-learning of the English LanguageCulture in the System of Modular Organization of Teaching (SOME) - beliefs in (dis)course FURTADO, Geciel Ranieri LOPES, Lucas Rodrigues http://lattes.cnpq.br/8141687357119122 https://orcid.org/0000-0002-9936-3666 Crenças Discurso Identidades Alunos ribeirinhos Língua-Cultura Inglesa Ensino-Aprendizagem Beliefs Discourse Identities Riverine students English Language-Culture Teaching-Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES In this Final Coursework (TCC), entitled The teaching-learning of the English LanguageCulture in the System of Modular Organization of Teaching (SOME) - beliefs in (dis)course, we propose to investigate the statements of riverine students about the teaching-learning of English Language-Culture, considering their beliefs as constituents of and in their subjectivities and ways of life among forests and rivers around the city of Cametá-PA, tracing the emerging effects of meaning. The research aims to investigate the representations of riverside students in the context of High School (SOME) about the English Language-Culture. The theoreticalmethodological path took place through Discourse Studies considering Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); to move the concept of identity, we rely on the theoretical assumptions of Bauman (2013) and Hall (2005); to approach about beliefs, we reflect from the proposal of Barcelos (2004) and Silva (2005), and thus build the basis of the research. In order to gather data, we conducted an interview with riverside students from the locality of Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, who study in the SOME modality. In the analyses performed, the riverside people reveal that their constituent beliefs influence (n)the teaching-learning process of English Language-Culture for riverside people, being responsible for creating resistance in the students to its learning. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem. 2023-03-27T12:41:49Z 2023-03-27T12:41:49Z 2022-01-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FURTADO, Geciel Ranieri. O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso. Orientador: Lucas Rodrigues Lopes. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) – Faculdade de Linguagem, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5443. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5443 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Crenças
Discurso
Identidades
Alunos ribeirinhos
Língua-Cultura Inglesa
Ensino-Aprendizagem
Beliefs
Discourse
Identities
Riverine students
English Language-Culture
Teaching-Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Crenças
Discurso
Identidades
Alunos ribeirinhos
Língua-Cultura Inglesa
Ensino-Aprendizagem
Beliefs
Discourse
Identities
Riverine students
English Language-Culture
Teaching-Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
FURTADO, Geciel Ranieri
O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
topic_facet Crenças
Discurso
Identidades
Alunos ribeirinhos
Língua-Cultura Inglesa
Ensino-Aprendizagem
Beliefs
Discourse
Identities
Riverine students
English Language-Culture
Teaching-Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description In this Final Coursework (TCC), entitled The teaching-learning of the English LanguageCulture in the System of Modular Organization of Teaching (SOME) - beliefs in (dis)course, we propose to investigate the statements of riverine students about the teaching-learning of English Language-Culture, considering their beliefs as constituents of and in their subjectivities and ways of life among forests and rivers around the city of Cametá-PA, tracing the emerging effects of meaning. The research aims to investigate the representations of riverside students in the context of High School (SOME) about the English Language-Culture. The theoreticalmethodological path took place through Discourse Studies considering Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); to move the concept of identity, we rely on the theoretical assumptions of Bauman (2013) and Hall (2005); to approach about beliefs, we reflect from the proposal of Barcelos (2004) and Silva (2005), and thus build the basis of the research. In order to gather data, we conducted an interview with riverside students from the locality of Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, who study in the SOME modality. In the analyses performed, the riverside people reveal that their constituent beliefs influence (n)the teaching-learning process of English Language-Culture for riverside people, being responsible for creating resistance in the students to its learning.
author_additional LOPES, Lucas Rodrigues
author_additionalStr LOPES, Lucas Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FURTADO, Geciel Ranieri
title O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
title_short O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
title_full O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
title_fullStr O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
title_sort o ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no sistema de organização modular de ensino (some) – crenças em (dis)curso
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5443
_version_ 1787155482301956096
score 11.653393