Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu

Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sab...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Micheli Gonzaga dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5456
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54562023-03-29T03:05:21Z Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu SANTOS, Micheli Gonzaga dos PONTES, Dienne Marly de Souza Educação do campo Camoesinos Formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sabem ler e interpretar textos, surgindo o seguinte questionamento: A formação Incial para o exercicio do magistério e a formação continuada para capacitar o fazer diario da docencia, pode diminuir os defictis de aprendizagem e o analfabetismo no municipio de Anapu? Os objetivos foram traçados a partir da narrativa da minha história de vida e de formação, buscando refletir sobre a educação ocfertada no municipio, contar um pouco daquilo que pude observar no decorrer da minha trajetória como estudante e como profissional sobre a formação de professores e/ou a falta dela, e a preocupação do poder publico com a formação continuada dos educadores que aqui atuam. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, gênero escolhido foi o memorial, Para fundamentar este trabalho, estarei buscando em Tardif (2003), Nóvoa (1995), Freire (1996), Hage (2005), Molina e jesus (2004).Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos que darão consistência a explanação da minha narrativa. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa. 2023-03-28T15:14:01Z 2023-03-28T15:14:01Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Micheli Gonzaga dos. Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo
Camoesinos
Formação continuada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação do campo
Camoesinos
Formação continuada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Micheli Gonzaga dos
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
topic_facet Educação do campo
Camoesinos
Formação continuada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sabem ler e interpretar textos, surgindo o seguinte questionamento: A formação Incial para o exercicio do magistério e a formação continuada para capacitar o fazer diario da docencia, pode diminuir os defictis de aprendizagem e o analfabetismo no municipio de Anapu? Os objetivos foram traçados a partir da narrativa da minha história de vida e de formação, buscando refletir sobre a educação ocfertada no municipio, contar um pouco daquilo que pude observar no decorrer da minha trajetória como estudante e como profissional sobre a formação de professores e/ou a falta dela, e a preocupação do poder publico com a formação continuada dos educadores que aqui atuam. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, gênero escolhido foi o memorial, Para fundamentar este trabalho, estarei buscando em Tardif (2003), Nóvoa (1995), Freire (1996), Hage (2005), Molina e jesus (2004).Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos que darão consistência a explanação da minha narrativa. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.
author_additional PONTES, Dienne Marly de Souza
author_additionalStr PONTES, Dienne Marly de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Micheli Gonzaga dos
title Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
title_short Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
title_full Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
title_fullStr Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
title_sort formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de anapu
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456
_version_ 1787155483435466752
score 11.753735