/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu
Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sab...
Autor principal: | SANTOS, Micheli Gonzaga dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5456 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54562023-03-29T03:05:21Z Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu SANTOS, Micheli Gonzaga dos PONTES, Dienne Marly de Souza Educação do campo Camoesinos Formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sabem ler e interpretar textos, surgindo o seguinte questionamento: A formação Incial para o exercicio do magistério e a formação continuada para capacitar o fazer diario da docencia, pode diminuir os defictis de aprendizagem e o analfabetismo no municipio de Anapu? Os objetivos foram traçados a partir da narrativa da minha história de vida e de formação, buscando refletir sobre a educação ocfertada no municipio, contar um pouco daquilo que pude observar no decorrer da minha trajetória como estudante e como profissional sobre a formação de professores e/ou a falta dela, e a preocupação do poder publico com a formação continuada dos educadores que aqui atuam. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, gênero escolhido foi o memorial, Para fundamentar este trabalho, estarei buscando em Tardif (2003), Nóvoa (1995), Freire (1996), Hage (2005), Molina e jesus (2004).Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos que darão consistência a explanação da minha narrativa. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa. 2023-03-28T15:14:01Z 2023-03-28T15:14:01Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Micheli Gonzaga dos. Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação do campo Camoesinos Formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação do campo Camoesinos Formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Micheli Gonzaga dos Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu |
topic_facet |
Educação do campo Camoesinos Formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho aborda uma temática que é fruto de muitos debates e que me chamam bastante atenção e que pretendo refletir, é o numero elevado de analfabetos que ainda hoje temos em nossa região, bem como o numero de crianças que chegam até o quinto ano do Ensino Fubdamental anos Iniciais, que não sabem ler e interpretar textos, surgindo o seguinte questionamento: A formação Incial para o exercicio do magistério e a formação continuada para capacitar o fazer diario da docencia, pode diminuir os defictis de aprendizagem e o analfabetismo no municipio de Anapu? Os objetivos foram traçados a partir da narrativa da minha história de vida e de formação, buscando refletir sobre a educação ocfertada no municipio, contar um pouco daquilo que pude observar no decorrer da minha trajetória como estudante e como profissional sobre a formação de professores e/ou a falta dela, e a preocupação do poder publico com a formação continuada dos educadores que aqui atuam. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, gênero escolhido foi o memorial, Para fundamentar este trabalho, estarei buscando em Tardif (2003), Nóvoa (1995), Freire (1996), Hage (2005), Molina e jesus (2004).Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos que darão consistência a explanação da minha narrativa. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa. |
author_additional |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
author_additionalStr |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Micheli Gonzaga dos |
title |
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu |
title_short |
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu |
title_full |
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de Anapu |
title_sort |
formação inicial e continuada: reflexões de uma educadora do município de anapu |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5456 |
_version_ |
1787155483435466752 |
score |
11.753735 |