Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar

Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campes...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Nilceia Oliveira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5464
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54642023-03-30T03:05:15Z Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar SILVA, Nilceia Oliveira da PONTES, Dienne Marly de Souza História de vida Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campesino como espaço de culturas. Como objetivos específicos, pretendeu-se contar a minha trajetória de vida, identificar as particularidades regionais no currículo escolar e refletir sobre o uso dos conhecimentos populares na construção do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca responder a seguinte problemática: As escolas de Brasil Novo trabalham um currículo que valorize os saberes e costumes dos sujeitos do campo? O currículo aproxima-se da realidade dos sujeitos? O objetivo desse estudo, a partir da minha história de vida, refletir sobre o currículo escolar utilizado em sala de aula no município de Brasil Novo e a sua adaptação ao contexto local. Estruturada em: Introdução – parte do texto que possibilita ao leitor uma visão geral do conteúdo; CAPÍTULO I, Minhas Lembranças e História de vida; CAPÍTULO II, meu processo de escolarização CAPÍTULO III, minha trajetória profissional /CAPITULO IV- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e as considerações finais. 2023-03-29T17:22:32Z 2023-03-29T17:22:32Z 2023-01-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Nilceia Oliveira da. Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic História de vida
Formação
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle História de vida
Formação
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Nilceia Oliveira da
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
topic_facet História de vida
Formação
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campesino como espaço de culturas. Como objetivos específicos, pretendeu-se contar a minha trajetória de vida, identificar as particularidades regionais no currículo escolar e refletir sobre o uso dos conhecimentos populares na construção do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca responder a seguinte problemática: As escolas de Brasil Novo trabalham um currículo que valorize os saberes e costumes dos sujeitos do campo? O currículo aproxima-se da realidade dos sujeitos? O objetivo desse estudo, a partir da minha história de vida, refletir sobre o currículo escolar utilizado em sala de aula no município de Brasil Novo e a sua adaptação ao contexto local. Estruturada em: Introdução – parte do texto que possibilita ao leitor uma visão geral do conteúdo; CAPÍTULO I, Minhas Lembranças e História de vida; CAPÍTULO II, meu processo de escolarização CAPÍTULO III, minha trajetória profissional /CAPITULO IV- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e as considerações finais.
author_additional PONTES, Dienne Marly de Souza
author_additionalStr PONTES, Dienne Marly de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Nilceia Oliveira da
title Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
title_short Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
title_full Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
title_fullStr Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
title_full_unstemmed Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
title_sort memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464
_version_ 1787155484649717760
score 11.753735