/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar
Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campes...
Autor principal: | SILVA, Nilceia Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5464 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54642023-03-30T03:05:15Z Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar SILVA, Nilceia Oliveira da PONTES, Dienne Marly de Souza História de vida Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campesino como espaço de culturas. Como objetivos específicos, pretendeu-se contar a minha trajetória de vida, identificar as particularidades regionais no currículo escolar e refletir sobre o uso dos conhecimentos populares na construção do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca responder a seguinte problemática: As escolas de Brasil Novo trabalham um currículo que valorize os saberes e costumes dos sujeitos do campo? O currículo aproxima-se da realidade dos sujeitos? O objetivo desse estudo, a partir da minha história de vida, refletir sobre o currículo escolar utilizado em sala de aula no município de Brasil Novo e a sua adaptação ao contexto local. Estruturada em: Introdução – parte do texto que possibilita ao leitor uma visão geral do conteúdo; CAPÍTULO I, Minhas Lembranças e História de vida; CAPÍTULO II, meu processo de escolarização CAPÍTULO III, minha trajetória profissional /CAPITULO IV- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e as considerações finais. 2023-03-29T17:22:32Z 2023-03-29T17:22:32Z 2023-01-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Nilceia Oliveira da. Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
História de vida Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
História de vida Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Nilceia Oliveira da Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
topic_facet |
História de vida Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Essa pesquisa aborda a importância de se repensar o currículo na perspectiva incorporá-lo ao contexto da sala de aula campesina, alguns conhecimentos da realidade do aluno. Quanto a metodologia, utiliza-se a abordagem qualitativa. E para chegarmos a esse ponto, trataremos de reconhecer o meio campesino como espaço de culturas. Como objetivos específicos, pretendeu-se contar a minha trajetória de vida, identificar as particularidades regionais no currículo escolar e refletir sobre o uso dos conhecimentos populares na construção do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca responder a seguinte problemática: As escolas de Brasil Novo trabalham um currículo que valorize os saberes e costumes dos sujeitos do campo? O currículo aproxima-se da realidade dos sujeitos? O objetivo desse estudo, a partir da minha história de vida, refletir sobre o currículo escolar utilizado em sala de aula no município de Brasil Novo e a sua adaptação ao contexto local. Estruturada em: Introdução – parte do texto que possibilita ao leitor uma visão geral do conteúdo; CAPÍTULO I, Minhas Lembranças e História de vida; CAPÍTULO II, meu processo de escolarização CAPÍTULO III, minha trajetória profissional /CAPITULO IV- Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e as considerações finais. |
author_additional |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
author_additionalStr |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Nilceia Oliveira da |
title |
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
title_short |
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
title_full |
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
title_fullStr |
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
title_full_unstemmed |
Memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
title_sort |
memórias, vivências e saberes campesinos: o olhar de uma professora sobre o currículo escolar |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5464 |
_version_ |
1787155484649717760 |
score |
11.753735 |