/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu
Esta pesquisa aborda a inclusão escolar como um processo social que envolve vários agentes, família, escola e estudantes. Nesse sentido surge o questionamento que mobilizou esta pesquisa: As escolas do município de Anapu promovem a inclusão escolar e social do aluno não perspectiva de que todos tem...
Autor principal: | SANTOS, Clessiane Leal |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5468 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa aborda a inclusão escolar como um processo social que envolve vários agentes, família, escola e estudantes. Nesse sentido surge o questionamento que mobilizou esta pesquisa: As escolas do município de Anapu promovem a inclusão escolar e social do aluno não perspectiva de que todos tem esse direito? Tracei como objetivo geral conhecer as formas de inclusão escolar e social presentes no contexto escolar. Refletir sobre as práticas dos educadores incluem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem de ordem social; refletir sobre o processo de inclusão escolar dos alunos da rede de ensino de Anapú. Estarei utilizando como metodologia, uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e reflexiva. O gênero acadêmico utilizado foi o memorial. As Fundamentações tem como base teórica: Moantoan( 2003)Silva et al (2007) Em Freire (1987) e (1996), Hage (2005), Giancaterino (2007) Este trabalho está estruturado em quatro capítulos, Por fim estarei fazendo minhas considerações sobre as constatações da problemática que norteou esta pesquisa. |