/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu
Esta pesquisa aborda a inclusão escolar como um processo social que envolve vários agentes, família, escola e estudantes. Nesse sentido surge o questionamento que mobilizou esta pesquisa: As escolas do município de Anapu promovem a inclusão escolar e social do aluno não perspectiva de que todos tem...
Autor principal: | SANTOS, Clessiane Leal |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5468 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5468 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54682023-03-31T03:05:25Z Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu SANTOS, Clessiane Leal PONTES, Dienne Marly de Souza Educação inclusiva Praticas pedagógicas Educação ribeirinha CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa aborda a inclusão escolar como um processo social que envolve vários agentes, família, escola e estudantes. Nesse sentido surge o questionamento que mobilizou esta pesquisa: As escolas do município de Anapu promovem a inclusão escolar e social do aluno não perspectiva de que todos tem esse direito? Tracei como objetivo geral conhecer as formas de inclusão escolar e social presentes no contexto escolar. Refletir sobre as práticas dos educadores incluem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem de ordem social; refletir sobre o processo de inclusão escolar dos alunos da rede de ensino de Anapú. Estarei utilizando como metodologia, uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e reflexiva. O gênero acadêmico utilizado foi o memorial. As Fundamentações tem como base teórica: Moantoan( 2003)Silva et al (2007) Em Freire (1987) e (1996), Hage (2005), Giancaterino (2007) Este trabalho está estruturado em quatro capítulos, Por fim estarei fazendo minhas considerações sobre as constatações da problemática que norteou esta pesquisa. 2023-03-30T17:33:33Z 2023-03-30T17:33:33Z 2023-01-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Clessiane Leal. Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu. Orientadora: Dienne Marly de Souza Pontes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5468. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5468 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação inclusiva Praticas pedagógicas Educação ribeirinha CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação inclusiva Praticas pedagógicas Educação ribeirinha CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Clessiane Leal Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu |
topic_facet |
Educação inclusiva Praticas pedagógicas Educação ribeirinha CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa aborda a inclusão escolar como um processo social que envolve vários agentes, família, escola e estudantes. Nesse sentido surge o questionamento que mobilizou esta pesquisa: As escolas do município de Anapu promovem a inclusão escolar e social do aluno não perspectiva de que todos tem esse direito? Tracei como objetivo geral conhecer as formas de inclusão escolar e social presentes no contexto escolar. Refletir sobre as práticas dos educadores incluem alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem de ordem social; refletir sobre o processo de inclusão escolar dos alunos da rede de ensino de Anapú. Estarei utilizando como metodologia, uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e reflexiva. O gênero acadêmico utilizado foi o memorial. As Fundamentações tem como base teórica: Moantoan( 2003)Silva et al (2007) Em Freire (1987) e (1996), Hage (2005), Giancaterino (2007) Este trabalho está estruturado em quatro capítulos, Por fim estarei fazendo minhas considerações sobre as constatações da problemática que norteou esta pesquisa. |
author_additional |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
author_additionalStr |
PONTES, Dienne Marly de Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Clessiane Leal |
title |
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu |
title_short |
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu |
title_full |
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu |
title_fullStr |
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu |
title_full_unstemmed |
Inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de Anapu |
title_sort |
inclusão e exclusão: as reflexões de uma educadora de anapu |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5468 |
_version_ |
1787155485239017472 |
score |
11.753735 |