Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica

Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade do...

ver descrição completa

Autor principal: FRANCO, Liliane Leite
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504
Resumo:
Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo.