/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade do...
Autor principal: | FRANCO, Liliane Leite |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5504 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55042024-09-14T14:51:22Z Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica FRANCO, Liliane Leite LOPES, Raquel da Silva http://lattes.cnpq.br/8883608553718284 Leitura Contos de terror Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo. 2023-04-05T16:55:18Z 2023-04-05T16:55:18Z 2023-01-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FRANCO, Liliane Leite. Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Leitura Contos de terror Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Leitura Contos de terror Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FRANCO, Liliane Leite Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica |
topic_facet |
Leitura Contos de terror Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo. |
author_additional |
LOPES, Raquel da Silva |
author_additionalStr |
LOPES, Raquel da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FRANCO, Liliane Leite |
title |
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica |
title_short |
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica |
title_full |
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica |
title_fullStr |
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica |
title_sort |
relato de experiência de leitura do conto venha ver o pôr do sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na transamazônica |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504 |
_version_ |
1829093020266397696 |
score |
11.753735 |