Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica

Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade do...

ver descrição completa

Autor principal: FRANCO, Liliane Leite
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5504
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-55042024-09-14T14:51:22Z Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica FRANCO, Liliane Leite LOPES, Raquel da Silva http://lattes.cnpq.br/8883608553718284 Leitura Contos de terror Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo. 2023-04-05T16:55:18Z 2023-04-05T16:55:18Z 2023-01-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FRANCO, Liliane Leite. Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Leitura
Contos de terror
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Leitura
Contos de terror
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FRANCO, Liliane Leite
Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
topic_facet Leitura
Contos de terror
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo.
author_additional LOPES, Raquel da Silva
author_additionalStr LOPES, Raquel da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FRANCO, Liliane Leite
title Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
title_short Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
title_full Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
title_fullStr Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
title_full_unstemmed Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
title_sort relato de experiência de leitura do conto venha ver o pôr do sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na transamazônica
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5504
_version_ 1829093020266397696
score 11.753735