Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Possibilidades pedagógicas na confecção de jogos de xadrez utilizando recursos naturais

Este trabalho é um relato de vivências desenvolvido com alunos de escolas públicas da educação básica, município de Bragança-Pará-Brasil, que tem por objetivo confeccionar jogos educativos, ensinar a jogar e, tendo em vista uma construção educacional do xadrez artesanal, utilizando estratégias educa...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Luan Batista Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5596
Resumo:
Este trabalho é um relato de vivências desenvolvido com alunos de escolas públicas da educação básica, município de Bragança-Pará-Brasil, que tem por objetivo confeccionar jogos educativos, ensinar a jogar e, tendo em vista uma construção educacional do xadrez artesanal, utilizando estratégias educativas da educação ambiental, com ideia inovadora para a conservação e sustentabilidade da floresta amazônica, usando recursos reaproveitáveis da natureza e peculiares do cotidiano do aluno, sem agredir o meio ambiente. As escolas onde estão sendo desenvolvidas atividades do projeto encontram-se localizadas em comunidades tradicionais. A metodologia do jogo é universalmente utilizada, contudo, a confecção das peças e do tabuleiro do xadrez constitui atividade artesanal, sendo confeccionadas pelos próprios alunos/jogadores participantes, utilizando-se papelão e a folha da palmeira buriti/miriti, produto tropical extraído das matas, várzeas e beiras dos igarapés, a palmeira Mauritia flexuosa L. f, Lorenzi et al, (2010)2 . Há uma ampla distribuição nas regiões da floresta Amazônica e do Brasil Central, onde da folha da palmeira buriti/ miriti, são feitos o doce, o óleo, o artesanato, etc.4 Esse jogo pedagógico pode ser desenvolvido por docentes de qualquer componente curricular da educação básica, visto que desperta o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e a sociabilidade dos alunos, e permite uma interação social3 . A prática de confecção de jogos de buriti/miriti contribui para transformação social, ao mesmo tempo que, estimula a diversidade de práticas esportivas populares, induz à preservação do meio ambiente, tornando–as políticas educacionais afirmativas e possibilitando o uso sustentável dos recursos naturaisnas comunidades tradicionais 1 , além do que apresenta uma abordagem construtiva, que permite ao aluno construir e interagir. O desenvolvimento deste projeto foi dividido em duas etapas, sendo na primeira etapa apresentação do projeto a comunidade escolar (direções das escolas, aos responsáveis pelas ciranças) onde está sendo desenvolvidas as atividades, solicitação de autorização para que as criançãs pudessem participar desse projeto e em seguida foram selecionados os alunos que iriam integrar as atividades. A segunda etapa: compreende ao processo de busca da matéria prima e da confecção dos jogos. Na construção do jogo pedagógico percebe-se os benefícios que podem oferecer, na vivência do diversos grupos sociais, na formação do caráter humano, social e afetivo, na organização escolar, na alegria, pois demonstraram grande interesse e privilégio de participarem de todo o processo de confecção de seu próprio jogo, o xadrez artesanal, feito de buriti/miriti, que tem como base o manejo desse recurso natural em comunidades tracionais. Portanto, a relevância de projetos desta natureza, que promove melhorias nas condições de aprendizagem cognitivas e motiva o raciocínio do aluno, sobretudo, na organização de recursos sustentáveis, nas diversas tipologias de ensino da educação, oportuniza novas tendências emergenciais para o meio ambiente, além de torna gratificante para o aluno, escola e sociedade.