Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas

Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem co...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Naiara Barbosa da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5626
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56262023-05-09T03:05:21Z Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas SILVA, Naiara Barbosa da ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Etnomatemática Educação matemática Conhecimento matemático Formação de professores. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática. 2023-05-08T17:28:11Z 2023-05-08T17:28:11Z 2022-08-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Naiara Barbosa da. Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Etnomatemática
Educação matemática
Conhecimento matemático
Formação de professores.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Etnomatemática
Educação matemática
Conhecimento matemático
Formação de professores.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Naiara Barbosa da
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
topic_facet Etnomatemática
Educação matemática
Conhecimento matemático
Formação de professores.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática.
author_additional ROZAL, Edilene Farias
author_additionalStr ROZAL, Edilene Farias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Naiara Barbosa da
title Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
title_short Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
title_full Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
title_fullStr Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
title_full_unstemmed Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
title_sort etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626
_version_ 1787155509324808192
score 11.753735