/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas
Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem co...
Autor principal: | SILVA, Naiara Barbosa da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5626 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56262023-05-09T03:05:21Z Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas SILVA, Naiara Barbosa da ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Etnomatemática Educação matemática Conhecimento matemático Formação de professores. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática. 2023-05-08T17:28:11Z 2023-05-08T17:28:11Z 2022-08-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Naiara Barbosa da. Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Etnomatemática Educação matemática Conhecimento matemático Formação de professores. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Etnomatemática Educação matemática Conhecimento matemático Formação de professores. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Naiara Barbosa da Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
topic_facet |
Etnomatemática Educação matemática Conhecimento matemático Formação de professores. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Um dos maiores desafios da escola é a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade. Por isso, será tratado neste estudo os conceitos, historacidade e possíveis práticas pedagógicas da Etnomatemática a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objeto refletir acerca do papel do educador matemático na perspectiva da Etnomatemática. Discutir sobre a Etnomatemática no ambiente educativo, como contribuinte de uma metodológia criticamente investigativa em relação ao ensino de matemática, fazendo conexões entre a matemática cotidiana e a matemática escolar. Objetiva-se também estudar a importância da etnomatemática na formação dos alunos e de professores, pois seus viés culturais e antropológicos apontam o caminho para o respeito à diferença, compreensão e inclusão, tão necessários as nossas realidades sociais. Abordamos também a Etnomátematica aliada a outras metodologias matemáticas. Este estudo tem como característica a pesquisa bibliográfica qualitativa. A forma de como foi organizado os dados dessa pesquisa, foi a busca por artigos científicos e monografias no site acadêmico Scielo com a busca da palavra etnomatemática. Concluímos que a Etnomatemática está ligada aos grupos culturais étnicos e seus interesses e, portanto, está intimamente relacionado à sua realidade, por isso, sua prática pode encontrar muitos entraves para se efetivar nos espaços escolares. Conclui-se também que a formação de professores neste contexto do ensino aprendizagem da etnomatemática a distancia é muito importante, pois os professores entendendo e aprendendo esse método, essa forma de ensinar, poderá colocar em prática. Por fim, concluímos que a Etnomatemática aliada a outras metodologias matemáticas é uma possibilidade de ensino para aproximar os alunos das realidades matemáticas de seus cotidianos para aproximá-los e terem mais facilidade com a disciplina da matemática. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Naiara Barbosa da |
title |
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
title_short |
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
title_full |
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
title_fullStr |
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
title_sort |
etnomatemática: conceitos, historicidade e possíveis práticas |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5626 |
_version_ |
1787155509324808192 |
score |
11.753735 |