/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiv...
Autor principal: | SILVA, Yana Carolina Negrão da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7337 |
Resumo: |
---|
Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob
o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos
presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da
Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiva, buscando conhecer os
conhecimentos matemáticos que se manifestam na fabricação de móveis, tendo com
isso alternativas para que se possa introduzir esse conhecimento informal na sala de
aula. Quanto a caracterização desta pesquisa, é de natureza básica, de abordagem
qualitativa exploratória, na modalidade de um Estudo de Caso, realizada no município
de Maracanã/ PA. Participaram como colaboradores, dois marceneiros, que
desempenham suas funções em marcenarias distintas. As informações foram obtidas
por meio de observação in loco, conversas informais e entrevista, com perguntas
direcionadas as práticas na confecção de móveis, na perspectiva de compreender os
conhecimentos usados em suas práticas profissionais. Os resultados apontam que os
conhecimentos informais desses marceneiros, podem ser vistos como mediadores no
ensino na Geometria na Educação Básica. Apontam ainda, que todo professor deveria
se permitir conhecer para aprender e dela fazer uso na sala de aula, no ensino dessa
área do conhecimento. |