Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA

O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e e...

ver descrição completa

Autor principal: BORGES, Vanessa Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632
Resumo:
O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental no município de Capanema-PA. Participaram da pesquisa o diretor, a professora e as crianças da turma do pré-III da referida escola. O procedimento metodológico foi organizado em dois momentos: no primeiro, foi realizado o levantamento de campo e no segundo, a prática pedagógica na turma. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com o diretor e a professora da turma do pré-III da referida escola. Na ação pedagógica propomos ações com a utilização de jogos e brincadeiras que envolvessem toda a turma (inclusive crianças público alvo da educação especial). Os jogos envolviam o processo de letramento com figuras e palavras relacionadas às vogais e consoantes. Os resultados sugerem que na concepção dos entrevistados é necessário promover atividades que busquem atender a diversidade presente no contexto escolar. As ações lúdico-pedagógicas foram bem aceitas pelas crianças e buscou- se que todas as crianças obtivessem uma aprendizagem significativa que promovesse o envolvimento de todos os alunos, e que atendesse as diversidades presentes no cenário escolar. Concluímos que os procedimentos metodológicos obtiveram grande êxito, despertando o interesse das crianças nas atividades educativas, proporcionando para esses sujeitos um desenvolvimento significativo.