Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA

O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e e...

ver descrição completa

Autor principal: BORGES, Vanessa Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5632
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56322023-05-09T03:05:27Z Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA BORGES, Vanessa Silva SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Práticas pedagógicas Ludicidade Educação infantil Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental no município de Capanema-PA. Participaram da pesquisa o diretor, a professora e as crianças da turma do pré-III da referida escola. O procedimento metodológico foi organizado em dois momentos: no primeiro, foi realizado o levantamento de campo e no segundo, a prática pedagógica na turma. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com o diretor e a professora da turma do pré-III da referida escola. Na ação pedagógica propomos ações com a utilização de jogos e brincadeiras que envolvessem toda a turma (inclusive crianças público alvo da educação especial). Os jogos envolviam o processo de letramento com figuras e palavras relacionadas às vogais e consoantes. Os resultados sugerem que na concepção dos entrevistados é necessário promover atividades que busquem atender a diversidade presente no contexto escolar. As ações lúdico-pedagógicas foram bem aceitas pelas crianças e buscou- se que todas as crianças obtivessem uma aprendizagem significativa que promovesse o envolvimento de todos os alunos, e que atendesse as diversidades presentes no cenário escolar. Concluímos que os procedimentos metodológicos obtiveram grande êxito, despertando o interesse das crianças nas atividades educativas, proporcionando para esses sujeitos um desenvolvimento significativo. 2023-05-08T20:30:39Z 2023-05-08T20:30:39Z 2022-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BORGES, Vanessa Silva; et. al. Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA. In: ENCONTRO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 1., 2019, Castanhal-PA. Anais [...]. Castanhal,PA: EMEPe/UFPA, 2019. 09 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Práticas pedagógicas
Ludicidade
Educação infantil
Inclusão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Práticas pedagógicas
Ludicidade
Educação infantil
Inclusão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
BORGES, Vanessa Silva
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
topic_facet Práticas pedagógicas
Ludicidade
Educação infantil
Inclusão escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental no município de Capanema-PA. Participaram da pesquisa o diretor, a professora e as crianças da turma do pré-III da referida escola. O procedimento metodológico foi organizado em dois momentos: no primeiro, foi realizado o levantamento de campo e no segundo, a prática pedagógica na turma. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com o diretor e a professora da turma do pré-III da referida escola. Na ação pedagógica propomos ações com a utilização de jogos e brincadeiras que envolvessem toda a turma (inclusive crianças público alvo da educação especial). Os jogos envolviam o processo de letramento com figuras e palavras relacionadas às vogais e consoantes. Os resultados sugerem que na concepção dos entrevistados é necessário promover atividades que busquem atender a diversidade presente no contexto escolar. As ações lúdico-pedagógicas foram bem aceitas pelas crianças e buscou- se que todas as crianças obtivessem uma aprendizagem significativa que promovesse o envolvimento de todos os alunos, e que atendesse as diversidades presentes no cenário escolar. Concluímos que os procedimentos metodológicos obtiveram grande êxito, despertando o interesse das crianças nas atividades educativas, proporcionando para esses sujeitos um desenvolvimento significativo.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BORGES, Vanessa Silva
title Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
title_short Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
title_full Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
title_fullStr Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
title_full_unstemmed Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
title_sort inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de capanema-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632
_version_ 1787155510217146368
score 11.680425