/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA
O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e e...
Autor principal: | BORGES, Vanessa Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5632 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56322023-05-09T03:05:27Z Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA BORGES, Vanessa Silva SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Práticas pedagógicas Ludicidade Educação infantil Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental no município de Capanema-PA. Participaram da pesquisa o diretor, a professora e as crianças da turma do pré-III da referida escola. O procedimento metodológico foi organizado em dois momentos: no primeiro, foi realizado o levantamento de campo e no segundo, a prática pedagógica na turma. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com o diretor e a professora da turma do pré-III da referida escola. Na ação pedagógica propomos ações com a utilização de jogos e brincadeiras que envolvessem toda a turma (inclusive crianças público alvo da educação especial). Os jogos envolviam o processo de letramento com figuras e palavras relacionadas às vogais e consoantes. Os resultados sugerem que na concepção dos entrevistados é necessário promover atividades que busquem atender a diversidade presente no contexto escolar. As ações lúdico-pedagógicas foram bem aceitas pelas crianças e buscou- se que todas as crianças obtivessem uma aprendizagem significativa que promovesse o envolvimento de todos os alunos, e que atendesse as diversidades presentes no cenário escolar. Concluímos que os procedimentos metodológicos obtiveram grande êxito, despertando o interesse das crianças nas atividades educativas, proporcionando para esses sujeitos um desenvolvimento significativo. 2023-05-08T20:30:39Z 2023-05-08T20:30:39Z 2022-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BORGES, Vanessa Silva; et. al. Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA. In: ENCONTRO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 1., 2019, Castanhal-PA. Anais [...]. Castanhal,PA: EMEPe/UFPA, 2019. 09 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Práticas pedagógicas Ludicidade Educação infantil Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas Ludicidade Educação infantil Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO BORGES, Vanessa Silva Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA |
topic_facet |
Práticas pedagógicas Ludicidade Educação infantil Inclusão escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo do trabalho foi compreender a percepção da professora e do diretor sobre aspectos da inclusão escolar; assim também, propor uma prática pedagógica inclusiva com foco na ludicidade. O ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa foi realizado em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental no município de Capanema-PA. Participaram da pesquisa o diretor, a professora e as crianças da turma do pré-III da referida escola. O procedimento metodológico foi organizado em dois momentos: no primeiro, foi realizado o levantamento de campo e no segundo, a prática pedagógica na turma. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com o diretor e a professora da turma do pré-III da referida escola. Na ação pedagógica propomos ações com a utilização de jogos e brincadeiras que envolvessem toda a turma (inclusive crianças público alvo da educação especial). Os jogos envolviam o processo de letramento com figuras e palavras relacionadas às vogais e consoantes. Os resultados sugerem que na concepção dos entrevistados é necessário promover atividades que busquem atender a diversidade presente no contexto escolar. As ações lúdico-pedagógicas foram bem aceitas pelas crianças e buscou- se que todas as crianças obtivessem uma aprendizagem significativa que promovesse o envolvimento de todos os alunos, e que atendesse as diversidades presentes no cenário escolar. Concluímos que os procedimentos metodológicos obtiveram grande êxito, despertando o interesse das crianças nas atividades educativas, proporcionando para esses sujeitos um desenvolvimento significativo. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BORGES, Vanessa Silva |
title |
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA |
title_short |
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA |
title_full |
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA |
title_fullStr |
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA |
title_full_unstemmed |
Inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de Capanema-PA |
title_sort |
inclusão na educação infantil: prática pedagógica em uma escola do município de capanema-pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5632 |
_version_ |
1787155510217146368 |
score |
11.680425 |