Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil

A pesquisa analisa a relação a fala e aquisição da escrita de crianças no momento do desenho livre. É um estudo de abordagem histórico-cultural com base na teoria Vygotsky, que defende a mediação nas interações sociais a partir da escuta nas infâncias. Metodologicamente utilizamos a técnica do desen...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Maria Vitória Pimentel
Outros Autores: SOUZA, Sônia Helena da Silva, CARMO, Maria da Conceição Ferreira do, LIMA, Alessandra Cristina da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5633
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5633
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56332023-05-09T03:05:28Z O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil SOUSA, Maria Vitória Pimentel SOUZA, Sônia Helena da Silva CARMO, Maria da Conceição Ferreira do LIMA, Alessandra Cristina da Silva SOUZA, Ana Paula Vieira e http://lattes.cnpq.br/8840758628880141 https://orcid.org/0000-0003-3340-1866 Crianças Educação Infantil Desenho livre Linguagem Aquisição da escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A pesquisa analisa a relação a fala e aquisição da escrita de crianças no momento do desenho livre. É um estudo de abordagem histórico-cultural com base na teoria Vygotsky, que defende a mediação nas interações sociais a partir da escuta nas infâncias. Metodologicamente utilizamos a técnica do desenho livre em que a criança usa da sua imaginação para criar a sua arte. Participaram três (3) crianças com idade entre quatro e cinco anos matriculadas na Educação Infantil. A elas foi solicitado que desenhassem, nesses momentos de produção de culturas infantis realizamos a observação participante e um diálogo sobre as produções. Os dados foram registrados por meio de filmagem. Cada momento de interação com criança ocorreu de forma individual. Em cada produção artística as crianças desenharam situações de sua realidade, expressaram situações da memória das infâncias, de objetos que já conheciam e relacionavam com a escrita. O estudo conclui que as crianças desenham momentos históricos de suas vidas e conseguem relacionar a forme de assimilar a aquisição da linguagem e escrita. Elas desenham momentos manifestados da memória afetiva gerando uma forma de expressão carregada de criatividade e singularidades inerentes ao universo infantil. 2023-05-08T20:38:43Z 2023-05-08T20:38:43Z 2022-11-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; LIMA, Alessandra Cristina da Silva. O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil. In: ENCONTRO NORTE NORDESTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 16., 2019, Salvaterra, PA. Anais [...]. Salvaterra, PA: ENNoEPe/UEPA, 2019. 08 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5633. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5633 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Crianças
Educação Infantil
Desenho livre
Linguagem
Aquisição da escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Crianças
Educação Infantil
Desenho livre
Linguagem
Aquisição da escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SOUSA, Maria Vitória Pimentel
O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
topic_facet Crianças
Educação Infantil
Desenho livre
Linguagem
Aquisição da escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa analisa a relação a fala e aquisição da escrita de crianças no momento do desenho livre. É um estudo de abordagem histórico-cultural com base na teoria Vygotsky, que defende a mediação nas interações sociais a partir da escuta nas infâncias. Metodologicamente utilizamos a técnica do desenho livre em que a criança usa da sua imaginação para criar a sua arte. Participaram três (3) crianças com idade entre quatro e cinco anos matriculadas na Educação Infantil. A elas foi solicitado que desenhassem, nesses momentos de produção de culturas infantis realizamos a observação participante e um diálogo sobre as produções. Os dados foram registrados por meio de filmagem. Cada momento de interação com criança ocorreu de forma individual. Em cada produção artística as crianças desenharam situações de sua realidade, expressaram situações da memória das infâncias, de objetos que já conheciam e relacionavam com a escrita. O estudo conclui que as crianças desenham momentos históricos de suas vidas e conseguem relacionar a forme de assimilar a aquisição da linguagem e escrita. Elas desenham momentos manifestados da memória afetiva gerando uma forma de expressão carregada de criatividade e singularidades inerentes ao universo infantil.
author_additional SOUZA, Ana Paula Vieira e
author_additionalStr SOUZA, Ana Paula Vieira e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Maria Vitória Pimentel
author2 SOUZA, Sônia Helena da Silva
CARMO, Maria da Conceição Ferreira do
LIMA, Alessandra Cristina da Silva
author2Str SOUZA, Sônia Helena da Silva
CARMO, Maria da Conceição Ferreira do
LIMA, Alessandra Cristina da Silva
title O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
title_short O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
title_full O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
title_fullStr O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
title_full_unstemmed O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
title_sort o desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5633
_version_ 1787155510363947008
score 11.753896