Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro

Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem

Objetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ens...

ver descrição completa

Autor principal: RIBEIRO, Williames Faro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5634
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5634
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56342023-05-09T03:05:33Z Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem RIBEIRO, Williames Faro Educação Anos Iniciais Avaliação da Aprendizagem Objetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental. Métodos: A abordagem é de cunho qualitativo, sendo efetivado no processo método lógico a pesquisa bibliográfica e de cam¬po, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, que serão analisados dialogando como autores que discutem o tema. Resultados: Na visão da docente, deve ser diagnóstica processual e contínua, pois possibilita acompanhar o aluno, perceber suas eventuais dificuldades e intervir, de forma que este aluno possa superar es¬sas dificuldades e evoluir na aprendizagem. Conclusão: A avaliação como propulsora da aprendizagem, assume um caráter fundamental no processo educativo. 2023-05-08T20:48:31Z 2023-05-08T20:48:31Z 2022-11-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro RIBEIRO, Williames Faro; et.al. Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem. In: MELO, José Carlos de; GUTERRES, Ione da Silva; OLIVEIRA, Josélia de Jesus Araujo Braga de (Organizadores). Integrando saberes e fazeres na educação básica. Guarujá-SP: Científica Digital, 2022. p. 135-148.Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5634. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5634 por Integrando saberes e fazeres na educação básica Acesso Aberto https://www.editoracientifica.com.br/livros/livro-integrando-saberes-fazeres-na-educacao-basica
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação
Anos Iniciais
Avaliação da Aprendizagem
spellingShingle Educação
Anos Iniciais
Avaliação da Aprendizagem
RIBEIRO, Williames Faro
Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
topic_facet Educação
Anos Iniciais
Avaliação da Aprendizagem
description Objetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental. Métodos: A abordagem é de cunho qualitativo, sendo efetivado no processo método lógico a pesquisa bibliográfica e de cam¬po, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, que serão analisados dialogando como autores que discutem o tema. Resultados: Na visão da docente, deve ser diagnóstica processual e contínua, pois possibilita acompanhar o aluno, perceber suas eventuais dificuldades e intervir, de forma que este aluno possa superar es¬sas dificuldades e evoluir na aprendizagem. Conclusão: A avaliação como propulsora da aprendizagem, assume um caráter fundamental no processo educativo.
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
author RIBEIRO, Williames Faro
title Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
title_short Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
title_full Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
title_fullStr Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
title_sort avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5634
_version_ 1787155510511796224
score 11.753735