/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará
This work aims to reflect on the importance of a larger debate on the theme of cultural accessibility within the UFPA and Bachelor Course in museology created in 2009. This debate has generated discussion and reflection about the importance of working across disciplines and studied the possibilit...
Autor principal: | MENDES, Christie Jemilly de Aquino |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5745 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5745 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57452023-05-23T14:33:25Z Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará MENDES, Christie Jemilly de Aquino BRITTO, Rosangela Marques de http://lattes.cnpq.br/3188863381591509 https://orcid.org/0000-0001-9458-3515 Museólogo - Formação profissional Museologia Museu inclusivo Acessibilidade cultural Museologist - Professional training Museology Inclusive museum cultural accessibility CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA This work aims to reflect on the importance of a larger debate on the theme of cultural accessibility within the UFPA and Bachelor Course in museology created in 2009. This debate has generated discussion and reflection about the importance of working across disciplines and studied the possibility of inclusion of a new discipline that includes reflection on the topic. The qualitative and quantitative approach research carried out within the framework of the disciplinary field of museology, her conceptual issues were discussed concerning the object of research that focussed on the formation of the museologist between theory and practice of curricular designs. The study on the topic of cultural accessibility and the prospect of an inclusive Museum made possible the understanding about the importance of the theme, exploratory analysis of the curricular designs from other undergraduate courses in museology in Brazil, seeking to know whether they present specific accessibility-oriented disciplines, and pedagogical political project analysis yet of course in museology of UFPA. The research methodology adopted as instrumental conducting interviews and questionnaires applied to students, graduates and teachers of the course looking for make their opinion to this discussion. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância de um debate maior do tema da acessibilidade cultural dentro da UFPA e do Curso de Bacharelado em Museologia, criado em 2009. Este debate gerou a discussão e a reflexão sobre a relevância de se trabalhar interdisciplinarmente o assunto, e estudou a possibilidade da inclusão de uma nova disciplina que contemple a reflexão sobre o tema. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada no âmbito do campo disciplinar da Museologia, nela foram abordadas questões conceituais acerca do objeto da pesquisa que versou sobre a formação do museólogo entre a teoria e prática dos desenhos curriculares. O estudo sobre o tema da acessibilidade cultural e a perspectiva de um museu inclusivo possibilitou a compreensão sobre a importância da temática, análises exploratórias dos desenhos curriculares de outros cursos de graduação em museologia no Brasil, buscando saber se eles apresentam disciplinas específicas voltadas para a acessibilidade, e ainda análise do projeto político-pedagógico do curso de Museologia da UFPA. A metodologia da pesquisa adotou como instrumental a realização de entrevistas e questionários aplicados aos discentes, egressos e docentes do curso, buscando atentar para opinião deles sobre essa discussão. 2023-05-18T17:35:15Z 2023-05-18T17:35:15Z 2017-04-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MENDES, Christie Jemilly de Aquino. Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Rosangela Marques de Britto. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5745. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5745 Acesso Aberto Via e-mail |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Museólogo - Formação profissional Museologia Museu inclusivo Acessibilidade cultural Museologist - Professional training Museology Inclusive museum cultural accessibility CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
spellingShingle |
Museólogo - Formação profissional Museologia Museu inclusivo Acessibilidade cultural Museologist - Professional training Museology Inclusive museum cultural accessibility CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA MENDES, Christie Jemilly de Aquino Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará |
topic_facet |
Museólogo - Formação profissional Museologia Museu inclusivo Acessibilidade cultural Museologist - Professional training Museology Inclusive museum cultural accessibility CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
description |
This work aims to reflect on the importance of a larger debate on the theme of cultural
accessibility within the UFPA and Bachelor Course in museology created in 2009. This
debate has generated discussion and reflection about the importance of working across
disciplines and studied the possibility of inclusion of a new discipline that includes reflection
on the topic. The qualitative and quantitative approach research carried out within the
framework of the disciplinary field of museology, her conceptual issues were discussed
concerning the object of research that focussed on the formation of the museologist between
theory and practice of curricular designs. The study on the topic of cultural accessibility and
the prospect of an inclusive Museum made possible the understanding about the importance
of the theme, exploratory analysis of the curricular designs from other undergraduate courses
in museology in Brazil, seeking to know whether they present specific accessibility-oriented
disciplines, and pedagogical political project analysis yet of course in museology of UFPA.
The research methodology adopted as instrumental conducting interviews and questionnaires
applied to students, graduates and teachers of the course looking for make their opinion to this
discussion. |
author_additional |
BRITTO, Rosangela Marques de |
author_additionalStr |
BRITTO, Rosangela Marques de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MENDES, Christie Jemilly de Aquino |
title |
Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará |
title_short |
Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará |
title_full |
Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará |
title_sort |
formação do museólogo: a acessibilidade cultural no curso de bacharelado em museologia da universidade federal do pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5745 |
_version_ |
1787155533188300800 |
score |
11.753735 |