/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software
The ASD is a developmental disorder that, in the midst of a set of symptoms presented, from early childhood, limits or harms the development of daily tasks. In this setting, it is understood the relevance of the occupational therapist to glimpse actions in the daily life that generate possibil...
Autor principal: | SENA, José Lucas Oliveira de Sena |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5759 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5759 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57592023-09-01T14:12:56Z Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software SENA, José Lucas Oliveira de Sena PAIXÃO, Glenda Miranda da http://lattes.cnpq.br/4907341979044292 https://orcid.org/0000-0001-9479-2659 Autismo Terapia ocupacional Atividades de vida diária Autism Occupational therapy Activities of daily living CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL The ASD is a developmental disorder that, in the midst of a set of symptoms presented, from early childhood, limits or harms the development of daily tasks. In this setting, it is understood the relevance of the occupational therapist to glimpse actions in the daily life that generate possibilities and stimulate potentialities of the subject, in order to favor their engagement in occupations and their occupational performance. The objective of this study was to compare the effect of the combined use of conventional daily life activities (ADLs) and the software intervention with their use on the occupational performance of children with ASD in the activities of brushing, dressing and undressing. This is a qualitative study of a single subject experimental design, based on baseline and post-test analysis in a sample of four children diagnosed with ASD. It was used as research instruments: a) semi-structured interview, b) Childhood Autism Rating Scale (CARS) scale, c) self-care scale included in the Pediatric Evaluation of Disability Inventory Protocol (PEDI), and d) record sheets. This research presented favorable results regarding the gain of functional abilities from the training of the ADLs of dressing, undressing and brushing the teeth in four children with ASD. Although that the conventional training and the combined training were those that presented the best results through teaching, learning and generalization in the activities in question. It is estimated that this study contribute to the systematization of the training of ADLs in children with autism, instigating possibilities of interventions from the computerization added to the conventional intervention. In addition, to enable approximations of Occupational Therapy and analysis of behavior in the therapeutic process. O TEA é um transtorno do desenvolvimento que em meio a um conjunto de sintomas apresentados, desde o início da primeira infância, limitam ou prejudicam o desenvolvimento de tarefas diárias. Nesse cenário, compreende-se a relevância do terapeuta ocupacional a vislumbrar ações no cotidiano que gerem possibilidades e estimule potencialidades do sujeito, de modo a favorecer seu engajamento em ocupações e o seu desempenho ocupacional. Objetivou-se, neste estudo, comparar o efeito do uso combinado do treino convencional de Atividades de Vida Diária (AVD’s) e a intervenção a partir de um software com o uso isolado dos mesmos sobre o desempenho ocupacional de crianças com TEA nas atividades de escovar os dentes, vestir e despir. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de delineamento experimental de sujeito único, a partir da análise de linha de base e pós-teste em uma amostra de quatro crianças diagnosticadas com TEA. Utilizou-se como instrumentos de pesquisas: a) entrevista semiestruturada, b) escala Childhood Autism Rating Scale (CARS), c) escala de autocuidado inclusa no Protocolo Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e, d) folhas de registro. Esta pesquisa apresentou resultados favoráveis quanto ao ganho de habilidades funcionais a partir do treino da AVD’s de vestir, despir e escovar os dentes em quatro crianças com TEA. Sendo que o treino convencional e o treino combinado foram os que apresentaram os melhores resultados mediante ao ensino, aprendizagem e generalização nas atividades em questão. Estima-se que este estudo contribuiu para sistematização do treino de AVD’s em crianças com autismo, instigando possibilidades de intervenções a partir da informatização somada a intervenção convencional. Além de possibilitar aproximações da Terapia Ocupacional e análise do comportamento no processo terapêutico. 2023-06-05T14:43:51Z 2023-06-05T14:43:51Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SENA, José Lucas Oliveira de. Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software. Orientadora: Glenda Miranda da Paixão. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia e Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5759. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5759 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Autismo Terapia ocupacional Atividades de vida diária Autism Occupational therapy Activities of daily living CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
spellingShingle |
Autismo Terapia ocupacional Atividades de vida diária Autism Occupational therapy Activities of daily living CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL SENA, José Lucas Oliveira de Sena Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
topic_facet |
Autismo Terapia ocupacional Atividades de vida diária Autism Occupational therapy Activities of daily living CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
description |
The ASD is a developmental disorder that, in the midst of a set of symptoms presented, from
early childhood, limits or harms the development of daily tasks. In this setting, it is
understood the relevance of the occupational therapist to glimpse actions in the daily life that
generate possibilities and stimulate potentialities of the subject, in order to favor their
engagement in occupations and their occupational performance. The objective of this study
was to compare the effect of the combined use of conventional daily life activities (ADLs)
and the software intervention with their use on the occupational performance of children with
ASD in the activities of brushing, dressing and undressing. This is a qualitative study of a
single subject experimental design, based on baseline and post-test analysis in a sample of
four children diagnosed with ASD. It was used as research instruments: a) semi-structured
interview, b) Childhood Autism Rating Scale (CARS) scale, c) self-care scale included in the
Pediatric Evaluation of Disability Inventory Protocol (PEDI), and d) record sheets. This
research presented favorable results regarding the gain of functional abilities from the training
of the ADLs of dressing, undressing and brushing the teeth in four children with ASD.
Although that the conventional training and the combined training were those that presented
the best results through teaching, learning and generalization in the activities in question. It is
estimated that this study contribute to the systematization of the training of ADLs in children
with autism, instigating possibilities of interventions from the computerization added to the
conventional intervention. In addition, to enable approximations of Occupational Therapy and
analysis of behavior in the therapeutic process. |
author_additional |
PAIXÃO, Glenda Miranda da |
author_additionalStr |
PAIXÃO, Glenda Miranda da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SENA, José Lucas Oliveira de Sena |
title |
Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
title_short |
Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
title_full |
Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
title_fullStr |
Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
title_full_unstemmed |
Treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
title_sort |
treino de atividades de vida diária em crianças com autismo: um estudo sobre o efeito do treino convencional e da intervenção a partir de um software |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5759 |
_version_ |
1787238459985887232 |
score |
11.753896 |