Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Um “olhar” sobre a formação docente via curso de pedagogia Parfor e a ressignificação da prática pedagógica

O presente trabalho tem como principal intuito de abordar a formação dos professores no Brasil, tomando como suporte de análise o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Esta é uma pesquisa qualitativa, com...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Cássia Felícia de Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/579
Resumo:
O presente trabalho tem como principal intuito de abordar a formação dos professores no Brasil, tomando como suporte de análise o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Esta é uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. Como referencial teórico embasou-se em Libâneo (1995); Lima (2011); Pimenta (1999/2002); Candau (1983) e Nóvoa (1995) entre outros aportes. As considerações foram tecidas em torno das leituras sobre formação de professores e nas entrevistas realizadas com algumas professoras-alunas do PARFOR/Pedagogia do Campus da Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e apontaram para necessidade de ampliação de um maior estudo sobre as atuais políticas de formação de professores.