/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a construção do Pensamento Algébrico. Visto que, este campo da Matemática utiliza a linguagem do símbolo, propriedades da aritmética para generalizar as expressões algébricas, mais voltadas para...
Autor principal: | FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5794 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57942023-06-28T03:05:37Z Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Raciocínio Algébrico Generalização de Padrões Sequências Equivalências Práticas Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a construção do Pensamento Algébrico. Visto que, este campo da Matemática utiliza a linguagem do símbolo, propriedades da aritmética para generalizar as expressões algébricas, mais voltadas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. O trabalho utilizou a análise documental da BNCC e pesquisas bibliográficas, tendo como aporte os estudos de Campeão e Carvalho (2021), Santos e Bataglia (2021) e Abreu, Megid e Almeida (2018) que defendem a construção do pensamento algébrico. A questão investigativa configurou em atividades com o potencial para um trabalho com os objetos de Conhecimentos e as habilidades apresentadas no Currículo Normativo da Base Nacional Comum Curricular de 2018, enfatizando as características algébricas para os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Os resultados e análise deste estudo proporcionaram a compreensão significativa das noções de Generalização de Padrões em sequências e relações de igualdade, assim havendo o desenvolvimento de tarefas como práticas Pedagógicas para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As propostas apresentadas neste artigo para o desenvolvimento do Raciocínio Algébrico, como para o 1º ano orienta para o uso de mecanismos cognitivos para a construção de argumentações em objetos ou figuras, além do mais para o 2º e 3º ano é importante que o aluno diferencie as sequências repetitivas e recursivas, percebendo a regularidade e dando continuidade á sequência no 4º ano com o uso de operações de adição e subtração para uma possível regra, assim elaborando estratégias de cálculo. 2023-06-27T20:42:40Z 2023-06-27T20:42:40Z 2023-05-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite. Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC – 2018. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Raciocínio Algébrico Generalização de Padrões Sequências Equivalências Práticas Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Raciocínio Algébrico Generalização de Padrões Sequências Equivalências Práticas Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 |
topic_facet |
Raciocínio Algébrico Generalização de Padrões Sequências Equivalências Práticas Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a construção do Pensamento Algébrico. Visto que, este campo da Matemática utiliza a linguagem do símbolo, propriedades da aritmética para generalizar as expressões algébricas, mais voltadas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. O trabalho utilizou a análise documental da BNCC e pesquisas bibliográficas, tendo como aporte os estudos de Campeão e Carvalho (2021), Santos e Bataglia (2021) e Abreu, Megid e Almeida (2018) que defendem a construção do pensamento algébrico. A questão investigativa configurou em atividades com o potencial para um trabalho com os objetos de Conhecimentos e as habilidades apresentadas no Currículo Normativo da Base Nacional Comum Curricular de 2018, enfatizando as características algébricas para os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Os resultados e análise deste estudo proporcionaram a compreensão significativa das noções de Generalização de Padrões em sequências e relações de igualdade, assim havendo o desenvolvimento de tarefas como práticas Pedagógicas para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As propostas apresentadas neste artigo para o desenvolvimento do Raciocínio Algébrico, como para o 1º ano orienta para o uso de mecanismos cognitivos para a construção de argumentações em objetos ou figuras, além do mais para o 2º e 3º ano é importante que o aluno diferencie as sequências repetitivas e recursivas, percebendo a regularidade e dando continuidade á sequência no 4º ano com o uso de operações de adição e subtração para uma possível regra, assim elaborando estratégias de cálculo. |
author_additional |
ROZAL, Edilene Farias |
author_additionalStr |
ROZAL, Edilene Farias |
format |
Artigo |
author |
FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite |
title |
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 |
title_short |
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 |
title_full |
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 |
title_sort |
práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental i: análise a partir da bncc - 2018 |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794 |
_version_ |
1787155538108219392 |
score |
11.753735 |