Artigo

Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018

Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a construção do Pensamento Algébrico. Visto que, este campo da Matemática utiliza a linguagem do símbolo, propriedades da aritmética para generalizar as expressões algébricas, mais voltadas para...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5794
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57942023-06-28T03:05:37Z Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018 FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite ROZAL, Edilene Farias http://lattes.cnpq.br/8204601223905648 Raciocínio Algébrico Generalização de Padrões Sequências Equivalências Práticas Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a construção do Pensamento Algébrico. Visto que, este campo da Matemática utiliza a linguagem do símbolo, propriedades da aritmética para generalizar as expressões algébricas, mais voltadas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. O trabalho utilizou a análise documental da BNCC e pesquisas bibliográficas, tendo como aporte os estudos de Campeão e Carvalho (2021), Santos e Bataglia (2021) e Abreu, Megid e Almeida (2018) que defendem a construção do pensamento algébrico. A questão investigativa configurou em atividades com o potencial para um trabalho com os objetos de Conhecimentos e as habilidades apresentadas no Currículo Normativo da Base Nacional Comum Curricular de 2018, enfatizando as características algébricas para os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Os resultados e análise deste estudo proporcionaram a compreensão significativa das noções de Generalização de Padrões em sequências e relações de igualdade, assim havendo o desenvolvimento de tarefas como práticas Pedagógicas para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As propostas apresentadas neste artigo para o desenvolvimento do Raciocínio Algébrico, como para o 1º ano orienta para o uso de mecanismos cognitivos para a construção de argumentações em objetos ou figuras, além do mais para o 2º e 3º ano é importante que o aluno diferencie as sequências repetitivas e recursivas, percebendo a regularidade e dando continuidade á sequência no 4º ano com o uso de operações de adição e subtração para uma possível regra, assim elaborando estratégias de cálculo. 2023-06-27T20:42:40Z 2023-06-27T20:42:40Z 2023-05-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite. Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC – 2018. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Raciocínio Algébrico
Generalização de Padrões
Sequências
Equivalências
Práticas Pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Raciocínio Algébrico
Generalização de Padrões
Sequências
Equivalências
Práticas Pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite
Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
topic_facet Raciocínio Algébrico
Generalização de Padrões
Sequências
Equivalências
Práticas Pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a construção do Pensamento Algébrico. Visto que, este campo da Matemática utiliza a linguagem do símbolo, propriedades da aritmética para generalizar as expressões algébricas, mais voltadas para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. O trabalho utilizou a análise documental da BNCC e pesquisas bibliográficas, tendo como aporte os estudos de Campeão e Carvalho (2021), Santos e Bataglia (2021) e Abreu, Megid e Almeida (2018) que defendem a construção do pensamento algébrico. A questão investigativa configurou em atividades com o potencial para um trabalho com os objetos de Conhecimentos e as habilidades apresentadas no Currículo Normativo da Base Nacional Comum Curricular de 2018, enfatizando as características algébricas para os anos iniciais do Ensino Fundamental I. Os resultados e análise deste estudo proporcionaram a compreensão significativa das noções de Generalização de Padrões em sequências e relações de igualdade, assim havendo o desenvolvimento de tarefas como práticas Pedagógicas para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As propostas apresentadas neste artigo para o desenvolvimento do Raciocínio Algébrico, como para o 1º ano orienta para o uso de mecanismos cognitivos para a construção de argumentações em objetos ou figuras, além do mais para o 2º e 3º ano é importante que o aluno diferencie as sequências repetitivas e recursivas, percebendo a regularidade e dando continuidade á sequência no 4º ano com o uso de operações de adição e subtração para uma possível regra, assim elaborando estratégias de cálculo.
author_additional ROZAL, Edilene Farias
author_additionalStr ROZAL, Edilene Farias
format Artigo
author FERREIRA, Gabriela Fabiane Leite
title Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
title_short Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
title_full Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
title_fullStr Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: análise a partir da BNCC - 2018
title_sort práticas pedagógicas para a construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental i: análise a partir da bncc - 2018
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5794
_version_ 1787155538108219392
score 11.753735