/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
Educar pela pesquisa: o ensino da lógica usando o software scratch nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola publica de Itacoatiara/Amazonas
O problema das escolas nos dias de hoje são as dificuldades dos alunos em sala de aula que vão desde a interpretação de um texto até solução de um simples problema de matemática, ou até mesmo, no momento de se expressar de forma lógica. Muitos alunos possuem grandes dificuldades em expressar suas id...
Autor principal: | Souza, Wanderson Ferraz de |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/504 |
Resumo: |
---|
O problema das escolas nos dias de hoje são as dificuldades dos alunos em sala de aula que vão desde a interpretação de um texto até solução de um simples problema de matemática, ou até mesmo, no momento de se expressar de forma lógica. Muitos alunos possuem grandes dificuldades em expressar suas ideias de forma lógica e organizada. Mesmo tendo grandes ideias, se não conseguirem expressar de forma clara suas convicções não conseguirão sustentar as mesmas. Da mesma forma que na leitura ou escrita, o raciocínio lógico na resolução de problemas é um fator de extrema importância. É fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto. Neste contexto o presente trabalho visou ensinar a lógica e estimular o raciocínio lógico usando o software educacional scratch pautado no ensino pela pesquisa considerando estudantes com idade entre 9 e 12 anos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães. O software scratch possibilita o usuário elaborar e criar animações, histórias interativas ou jogos, combinando gráficos, imagens, fotos, músicas e sons. Os resultados demonstram que o uso do scratch possibilitou a aprendizagem de conceitos básicos da lógica e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Além disso, despertou o interesse e motivação dos alunos em pesquisar e a buscar novos conhecimentos e aprendizados. |