Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura

Autism Spectrum Disorder (ASD) causes a number of impairments that make it difficult for children to learn in a variety of abilities, including Activities of Daily Living (ADLs) and Instrumental Activities of Daily Living (IADLs). Whereas the training of ADLs and IADLs has been the responsibility...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Larissa Monteiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5802
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5802
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-58022023-09-01T14:55:25Z Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura ROCHA, Larissa Monteiro LIMA, Anne Abreu de http://lattes.cnpq.br/2898867544310054 FERREIRA, Laiana Soeiro http://lattes.cnpq.br/1549766219835413 Análise do comportamento aplicada Transtorno do espectro autista Atividades de vida diária Atividade instrumental de vida diária Terapia ocupacional Applied behavior analysis Autism spectrum disorder Activities of daily living Instrumental activity of daily living Occupational therapy Análisis de comportamiento aplicada Trastorno del espectro autista Actividad de la vida diaria Actividad instrumental de la vida diaria CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL Autism Spectrum Disorder (ASD) causes a number of impairments that make it difficult for children to learn in a variety of abilities, including Activities of Daily Living (ADLs) and Instrumental Activities of Daily Living (IADLs). Whereas the training of ADLs and IADLs has been the responsibility of the Occupational Therapist, and for decades the effectiveness of procedures based on Applied Behavior Analysis has been proven in treating this population, including teaching these skills, the present work aimed to review the studies on behavioral analytical procedures used in the training of ADLs and IADLs with children and adolescents within the autism spectrum. A systematic literature review was performed by consulting the search indexers in electronic databases. After applying the inclusion criteria, ten studies were analyzed from five categories. The results indicated that the procedures used were Video Modeling and Chaining and these proved to be effective and with possible potential to be implemented in the practice of Occupational Therapy to teach daily life skills for children and adolescents with ASD. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA. El Trastorno del Espectro Autista (TEA) conlleva varios impedimentos que dificultan que los niños y adolescentes aprendan en una variedad de habilidades, incluidas las Actividades de la Vida Diaria (AVD) y las Actividades Instrumentales de la Vida Diaria (AIVD). Teniendo en cuenta que la capacitación de AVD y AIVD ha sido responsabilidad del terapeuta ocupacional, y durante décadas, la efectividad de los procedimientos basados en el análisis de comportamiento aplicada se ha demostrada en el tratamiento de esta población, incluida la enseñanza de estas habilidades, el objetivo de este trabajo fue revisar los procedimientos analíticos de comportamiento utilizados en la capacitación de AVD e AIVD con niños y adolescentes dentro del espectro autista. Se realizó una revisión sistemática de la literatura consultando los indexadores de búsqueda en bases de datos electrónicas. Después de aplicar los criterios de inclusión, se analizaron diez estudios de cinco categorías. Los resultados indicaron que los procedimientos de video modeling y encadenamiento son efectivos y tienen posible potencial de ser implementados en la práctica de la terapia ocupacional para enseñar habilidades de la vida diaria a niños y adolescentes con TEA. 2023-06-28T14:38:02Z 2023-06-28T14:38:02Z 2019 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROCHA, Larissa Monteiro. Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura. Orientadora: Anne Abreu de Lima; Coorientadora: Laiana Soeiro Ferreira. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5802. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5802 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Análise do comportamento aplicada
Transtorno do espectro autista
Atividades de vida diária
Atividade instrumental de vida diária
Terapia ocupacional
Applied behavior analysis
Autism spectrum disorder
Activities of daily living
Instrumental activity of daily living
Occupational therapy
Análisis de comportamiento aplicada
Trastorno del espectro autista
Actividad de la vida diaria
Actividad instrumental de la vida diaria
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
spellingShingle Análise do comportamento aplicada
Transtorno do espectro autista
Atividades de vida diária
Atividade instrumental de vida diária
Terapia ocupacional
Applied behavior analysis
Autism spectrum disorder
Activities of daily living
Instrumental activity of daily living
Occupational therapy
Análisis de comportamiento aplicada
Trastorno del espectro autista
Actividad de la vida diaria
Actividad instrumental de la vida diaria
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
ROCHA, Larissa Monteiro
Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
topic_facet Análise do comportamento aplicada
Transtorno do espectro autista
Atividades de vida diária
Atividade instrumental de vida diária
Terapia ocupacional
Applied behavior analysis
Autism spectrum disorder
Activities of daily living
Instrumental activity of daily living
Occupational therapy
Análisis de comportamiento aplicada
Trastorno del espectro autista
Actividad de la vida diaria
Actividad instrumental de la vida diaria
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
description Autism Spectrum Disorder (ASD) causes a number of impairments that make it difficult for children to learn in a variety of abilities, including Activities of Daily Living (ADLs) and Instrumental Activities of Daily Living (IADLs). Whereas the training of ADLs and IADLs has been the responsibility of the Occupational Therapist, and for decades the effectiveness of procedures based on Applied Behavior Analysis has been proven in treating this population, including teaching these skills, the present work aimed to review the studies on behavioral analytical procedures used in the training of ADLs and IADLs with children and adolescents within the autism spectrum. A systematic literature review was performed by consulting the search indexers in electronic databases. After applying the inclusion criteria, ten studies were analyzed from five categories. The results indicated that the procedures used were Video Modeling and Chaining and these proved to be effective and with possible potential to be implemented in the practice of Occupational Therapy to teach daily life skills for children and adolescents with ASD.
author_additional LIMA, Anne Abreu de
author_additionalStr LIMA, Anne Abreu de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROCHA, Larissa Monteiro
title Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
title_short Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
title_full Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
title_sort procedimentos analítico comportamentais no treino de avds e aivds de crianças e adolescentes com tea: uma revisão sistemática da literatura
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5802
_version_ 1787238445881491456
score 11.753896