Artigo

O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento

This study is involved in the theme Teacher Training, Literacy and Literacy around the Pedagogical Residency Program (PRP/CAPES), whose main objective is to describe and analyze the contributions of the PRP in the initial training process in the Pedagogy Course at the Federal University of the State...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Dilvana Pereira
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5944
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5944
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59442023-08-08T03:05:28Z O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento CARDOSO, Dilvana Pereira NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do http://lattes.cnpq.br/7040227647321399 https://orcid.org/0000-0002-1366-5760 Formação de professores Programa residência pedagógica Alfabetização e Letramento Teacher training Pedagogical residency program Literacy and Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study is involved in the theme Teacher Training, Literacy and Literacy around the Pedagogical Residency Program (PRP/CAPES), whose main objective is to describe and analyze the contributions of the PRP in the initial training process in the Pedagogy Course at the Federal University of the State do ParáUFPA/Abaetetuba Campus. The PRP, through the subproject aimed at training literacy teachers with an integrative theoretical basis of literacy and literacy linked to linguistic knowledge, in an interdisciplinary dimension, attributes broader training perspectives both to undergraduates in the Pedagogy course and in the Languages course. At the methodological level, we used a bibliographical study, subsidized by a qualitative exploratory research from the observations and experiences lived in the PRP. Thus, we observe a series of didactic-pedagogical procedures developed by the professors, as well as the attitudes of the students during the development of the activities. The results indicate that, even in the face of a Covid-19 pandemic scenario, residents were able to create a new form of action and participation in the literacy process; just as the importance of the lived experience was extremely relevant for them to come to exercise teaching practices with the use, including, of technological tools at this level of education. Este estudo está envolto na temática Formação Docente, Alfabetização e Letramento em torno do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES), cujo objetivo principal consiste em descrever e analisar as contribuições do PRP no processo de formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do ParáUFPA/Campus de Abaetetuba. O PRP, por meio do subprojeto direcionado à formação de professores alfabetizadores com base teórica integradora de alfabetização e letramento vinculados aos conhecimentos linguísticos, numa dimensão interdisciplinar, atribui perspectivas formativas mais amplas tanto aos licenciandos no curso de Pedagogia como no curso de Letras. No plano metodológico, utilizamos um estudo bibliográfico, subsidiado por uma pesquisa exploratória qualitativa a partir das observações e experiencias vivenciadas no PRP. Assim, observamos uma série de procedimentos didático-pedagógicos desenvolvidas pelos docentes, assim como atitudes dos discentes, durante o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que, mesmo diante de um cenário de pandemia de Covid-19, os residentes foram capazes de criar uma forma de ação e participação no processo de alfabetização; assim como a importância da experiência vivenciada foi de extrema relevância para que os mesmos venham exercer as práticas de ensino com o uso, inclusive, de ferramentas tecnológicas nesse nível de ensino. 2023-08-07T14:10:35Z 2023-08-07T14:10:35Z 2023-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CARDOSO, Dilvana Pereira. O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento. Orientador: Sérgio Bandeira do Nascimento. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5944. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5944 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação de professores
Programa residência pedagógica
Alfabetização e Letramento
Teacher training
Pedagogical residency program
Literacy and Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação de professores
Programa residência pedagógica
Alfabetização e Letramento
Teacher training
Pedagogical residency program
Literacy and Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CARDOSO, Dilvana Pereira
O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
topic_facet Formação de professores
Programa residência pedagógica
Alfabetização e Letramento
Teacher training
Pedagogical residency program
Literacy and Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is involved in the theme Teacher Training, Literacy and Literacy around the Pedagogical Residency Program (PRP/CAPES), whose main objective is to describe and analyze the contributions of the PRP in the initial training process in the Pedagogy Course at the Federal University of the State do ParáUFPA/Abaetetuba Campus. The PRP, through the subproject aimed at training literacy teachers with an integrative theoretical basis of literacy and literacy linked to linguistic knowledge, in an interdisciplinary dimension, attributes broader training perspectives both to undergraduates in the Pedagogy course and in the Languages course. At the methodological level, we used a bibliographical study, subsidized by a qualitative exploratory research from the observations and experiences lived in the PRP. Thus, we observe a series of didactic-pedagogical procedures developed by the professors, as well as the attitudes of the students during the development of the activities. The results indicate that, even in the face of a Covid-19 pandemic scenario, residents were able to create a new form of action and participation in the literacy process; just as the importance of the lived experience was extremely relevant for them to come to exercise teaching practices with the use, including, of technological tools at this level of education.
author_additional NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
author_additionalStr NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
format Artigo
author CARDOSO, Dilvana Pereira
title O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
title_short O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
title_full O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
title_fullStr O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed O programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
title_sort o programa residência pedagógica e a formação de professores em experiências de alfabetização e letramento
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5944
_version_ 1787155559899725824
score 11.675608