Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil

This research aims to analyze the curriculum design present in the education of young people and adults in the countryside, water and forests (CCAF), in times of the covid-19 pandemic, by the State Department of Education (SEDUC) of the State of For. The methodology consisted of a qualitative app...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5994
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5994
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59942023-08-12T03:05:45Z Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz MACIEL, Rogerio Andrade http://lattes.cnpq.br/4171802049479343 https://orcid.org/0000-0003-1673-5215 Educação de Jovens e Adultos Contexto Pandêmico Currículo no Campo Youth and Adult Education Pandemic Context Field Curriculum Abstract CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research aims to analyze the curriculum design present in the education of young people and adults in the countryside, water and forests (CCAF), in times of the covid-19 pandemic, by the State Department of Education (SEDUC) of the State of For. The methodology consisted of a qualitative approach, followed by field research and semistructured interviews. In the results, it was found that the curriculum design for young farmers in Campo EJA High School is constituted by the following curricular arrangements: the existence of guiding axes that make up the curricular times of this project; the adequacy of the rural school calendar; the ensemble composition according to agricultural demand; a curriculum by areas of knowledge and the defense of the Personal Youth Project; from curricular activities prescribed for remote teaching and the perpetuation of face-to-face curricular practices developed by teachers, from a Pedagogy of Alternation in two stages and in the pandemic context it gained a new meaning, that of a single training period; of new teaching and learning school spaces for students, and the constitution of human values and interpersonal relationships between teachers and students, were the main curriculum concepts in this project in times of the Covid-2019 pandemic in the municipality of Tracuateua, State of To Brazil. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a concepção de currículo presente na educação de jovens e adultos do campo (EJA), das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19, pela Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) no Município de Tracuateua, Pará. A metodologia foi constituída pela abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e entrevista semiestruturada. Nos resultados constatou-se que a concepção de currículo para os jovens agricultores do Ensino Médio Campo EJA é constituída pelos seguintes arranjos curriculares: a existência de eixos norteadores que compõe os tempos curriculares deste projeto; da adequação do calendário escolar do campo; da composição de enturmarção de acordo com a demanda agrícola; de um currículo por áreas de Conhecimentos e a defesa do Projeto Pessoal do Jovem; de atividades curriculares prescritas para o ensino remoto e a perpetuação das práticas curriculares presenciais desenvolvida pelos professores; de uma Pedagogia da Alternância em dois tempos e no contexto pandêmico ela ganhou um novo significado, a de um único tempo de formação; de novos espaços escolares de ensino e aprendizagem para os alunos, e a constituição de valores humanos e as relações interpessoais entre professores e discentes, foram as principais concepções de currículo neste projeto em tempos de pandemia da Covid- 2019 no município de Tracuateua, Estado do Pará, Brasil. 2023-08-11T21:27:59Z 2023-08-11T21:27:59Z 2022-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz. Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil. Orientador: Rogerio Andrade Maciel. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5994. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5994 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação de Jovens e Adultos
Contexto Pandêmico
Currículo no Campo
Youth and Adult Education
Pandemic Context
Field Curriculum
Abstract
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos
Contexto Pandêmico
Currículo no Campo
Youth and Adult Education
Pandemic Context
Field Curriculum
Abstract
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz
Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil
topic_facet Educação de Jovens e Adultos
Contexto Pandêmico
Currículo no Campo
Youth and Adult Education
Pandemic Context
Field Curriculum
Abstract
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aims to analyze the curriculum design present in the education of young people and adults in the countryside, water and forests (CCAF), in times of the covid-19 pandemic, by the State Department of Education (SEDUC) of the State of For. The methodology consisted of a qualitative approach, followed by field research and semistructured interviews. In the results, it was found that the curriculum design for young farmers in Campo EJA High School is constituted by the following curricular arrangements: the existence of guiding axes that make up the curricular times of this project; the adequacy of the rural school calendar; the ensemble composition according to agricultural demand; a curriculum by areas of knowledge and the defense of the Personal Youth Project; from curricular activities prescribed for remote teaching and the perpetuation of face-to-face curricular practices developed by teachers, from a Pedagogy of Alternation in two stages and in the pandemic context it gained a new meaning, that of a single training period; of new teaching and learning school spaces for students, and the constitution of human values and interpersonal relationships between teachers and students, were the main curriculum concepts in this project in times of the Covid-2019 pandemic in the municipality of Tracuateua, State of To Brazil.
author_additional MACIEL, Rogerio Andrade
author_additionalStr MACIEL, Rogerio Andrade
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOPES, Silvia Estela Trindade Queiroz
title Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil
title_short Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil
title_full Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil
title_fullStr Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da COVID-19: análise do currículo em Tracuateua - Pará – Brasil
title_sort educação de jovens e adultos do campo, das águas e das florestas em tempos de pandemia da covid-19: análise do currículo em tracuateua - pará – brasil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5994
_version_ 1787155563287674880
score 11.755432