/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanha...
Autor principal: | PEREIRA, Claudio Humberto da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-600 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6002020-05-16T17:33:47Z Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática PEREIRA, Claudio Humberto da Silva BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Computador - Educação Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanhal-PA, com uma turma de 7º ano composta por 24 estudantes. Este estudo abrange discussões referentes à importância da utilização de computadores para as aulas da disciplina de Matemática, que juntamente com observações que possibilitaram a coleta/análise de dados, permitiram alcançar o objetivo elencado. Percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades dessa abordagem de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir do uso de computadores no Laboratório de Informática (LI) foram conquistados avanços no sentido da melhoria na relação dos alunos com a matéria. Desta maneira, nota-se que este enfoque está se modificando, fazendo com que a disciplina passe a ser vista como divertida por meio da utilização do computador. 2018-08-09T19:20:40Z 2018-08-09T19:20:40Z 2018-03-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Claudio Humberto da Silva. Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Computador - Educação Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Computador - Educação Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA PEREIRA, Claudio Humberto da Silva Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Computador - Educação Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanhal-PA, com uma turma de 7º ano composta por 24 estudantes. Este estudo abrange discussões referentes à importância da utilização de computadores para as aulas da disciplina de Matemática, que juntamente com observações que possibilitaram a coleta/análise de dados, permitiram alcançar o objetivo elencado. Percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades dessa abordagem de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir do uso de computadores no Laboratório de Informática (LI) foram conquistados avanços no sentido da melhoria na relação dos alunos com a matéria. Desta maneira, nota-se que este enfoque está se modificando, fazendo com que a disciplina passe a ser vista como divertida por meio da utilização do computador. |
author_additional |
BRAGA, Roberta Modesto |
author_additionalStr |
BRAGA, Roberta Modesto |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PEREIRA, Claudio Humberto da Silva |
title |
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_short |
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full |
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_sort |
utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600 |
_version_ |
1787154542180171776 |
score |
11.753896 |