Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática

Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanha...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Claudio Humberto da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-600
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6002020-05-16T17:33:47Z Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática PEREIRA, Claudio Humberto da Silva BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Computador - Educação Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanhal-PA, com uma turma de 7º ano composta por 24 estudantes. Este estudo abrange discussões referentes à importância da utilização de computadores para as aulas da disciplina de Matemática, que juntamente com observações que possibilitaram a coleta/análise de dados, permitiram alcançar o objetivo elencado. Percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades dessa abordagem de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir do uso de computadores no Laboratório de Informática (LI) foram conquistados avanços no sentido da melhoria na relação dos alunos com a matéria. Desta maneira, nota-se que este enfoque está se modificando, fazendo com que a disciplina passe a ser vista como divertida por meio da utilização do computador. 2018-08-09T19:20:40Z 2018-08-09T19:20:40Z 2018-03-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Claudio Humberto da Silva. Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Computador - Educação
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Computador - Educação
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
PEREIRA, Claudio Humberto da Silva
Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Computador - Educação
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanhal-PA, com uma turma de 7º ano composta por 24 estudantes. Este estudo abrange discussões referentes à importância da utilização de computadores para as aulas da disciplina de Matemática, que juntamente com observações que possibilitaram a coleta/análise de dados, permitiram alcançar o objetivo elencado. Percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades dessa abordagem de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir do uso de computadores no Laboratório de Informática (LI) foram conquistados avanços no sentido da melhoria na relação dos alunos com a matéria. Desta maneira, nota-se que este enfoque está se modificando, fazendo com que a disciplina passe a ser vista como divertida por meio da utilização do computador.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA, Claudio Humberto da Silva
title Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_short Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_full Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_fullStr Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
title_sort utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/600
_version_ 1787154542180171776
score 11.753896