Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores

Autism entails deficits not perceived development even in early childhood, stage that playing is a predominant occupation that enhances development. Thus, it is important that caregivers be encouraged to be aware of strategies that support them to encourage play with children with autism spect...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Manuella Natasha Costa da
Outros Autores: NEVES, Suellem Karoline Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6038
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-60382023-09-01T14:28:10Z O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores SILVA, Manuella Natasha Costa da NEVES, Suellem Karoline Silva VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos http://lattes.cnpq.br/9908355942244910 https://orcid.org/0000-0002-7134-9926 Brincar Cuidadores Autismo Terapia ocupacional Play Caregivers Autism Occupational therapy CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL Autism entails deficits not perceived development even in early childhood, stage that playing is a predominant occupation that enhances development. Thus, it is important that caregivers be encouraged to be aware of strategies that support them to encourage play with children with autism spectrum disorder. Thus, this study aimed to investigate an intervention program offered to caregivers promoting increased promotion of play sets of children with autism and that state of play. A quantitative research was carried out in which moments of interaction between 7 dyads of caregivers and children without free play, pre and post intervention were recorded, which were analyzed according to the categories of play (exploratory, functional and symbolic and / or set and alone ). The results obtained by: there was an increase in playing time in most dyads; Functional play was the most present in the pre- and post-intervention phases; Only one dyad presented symbolic play; And there was only increase in play together in three dyads. It is concluded that the interventions that promote play for the caregiver, for the child with ASD are important as they potentiate healthy development, through a facilitator that enables a motivation of strategies. Therefore, you may be more motivated with focused interventions to play the ASD. O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA. 2023-08-25T13:11:18Z 2023-08-25T13:11:18Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva. O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores. Orientadora: Adrine Carvalho dos Santos Vieira. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia e Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Brincar
Cuidadores
Autismo
Terapia ocupacional
Play
Caregivers
Autism
Occupational therapy
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
spellingShingle Brincar
Cuidadores
Autismo
Terapia ocupacional
Play
Caregivers
Autism
Occupational therapy
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
SILVA, Manuella Natasha Costa da
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
topic_facet Brincar
Cuidadores
Autismo
Terapia ocupacional
Play
Caregivers
Autism
Occupational therapy
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
description Autism entails deficits not perceived development even in early childhood, stage that playing is a predominant occupation that enhances development. Thus, it is important that caregivers be encouraged to be aware of strategies that support them to encourage play with children with autism spectrum disorder. Thus, this study aimed to investigate an intervention program offered to caregivers promoting increased promotion of play sets of children with autism and that state of play. A quantitative research was carried out in which moments of interaction between 7 dyads of caregivers and children without free play, pre and post intervention were recorded, which were analyzed according to the categories of play (exploratory, functional and symbolic and / or set and alone ). The results obtained by: there was an increase in playing time in most dyads; Functional play was the most present in the pre- and post-intervention phases; Only one dyad presented symbolic play; And there was only increase in play together in three dyads. It is concluded that the interventions that promote play for the caregiver, for the child with ASD are important as they potentiate healthy development, through a facilitator that enables a motivation of strategies. Therefore, you may be more motivated with focused interventions to play the ASD.
author_additional VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos
author_additionalStr VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Manuella Natasha Costa da
author2 NEVES, Suellem Karoline Silva
author2Str NEVES, Suellem Karoline Silva
title O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
title_short O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
title_full O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
title_fullStr O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
title_full_unstemmed O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
title_sort o brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038
_version_ 1787238466511175680
score 11.753735