/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
Autism entails deficits not perceived development even in early childhood, stage that playing is a predominant occupation that enhances development. Thus, it is important that caregivers be encouraged to be aware of strategies that support them to encourage play with children with autism spect...
Autor principal: | SILVA, Manuella Natasha Costa da |
---|---|
Outros Autores: | NEVES, Suellem Karoline Silva |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6038 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-60382023-09-01T14:28:10Z O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores SILVA, Manuella Natasha Costa da NEVES, Suellem Karoline Silva VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos http://lattes.cnpq.br/9908355942244910 https://orcid.org/0000-0002-7134-9926 Brincar Cuidadores Autismo Terapia ocupacional Play Caregivers Autism Occupational therapy CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL Autism entails deficits not perceived development even in early childhood, stage that playing is a predominant occupation that enhances development. Thus, it is important that caregivers be encouraged to be aware of strategies that support them to encourage play with children with autism spectrum disorder. Thus, this study aimed to investigate an intervention program offered to caregivers promoting increased promotion of play sets of children with autism and that state of play. A quantitative research was carried out in which moments of interaction between 7 dyads of caregivers and children without free play, pre and post intervention were recorded, which were analyzed according to the categories of play (exploratory, functional and symbolic and / or set and alone ). The results obtained by: there was an increase in playing time in most dyads; Functional play was the most present in the pre- and post-intervention phases; Only one dyad presented symbolic play; And there was only increase in play together in three dyads. It is concluded that the interventions that promote play for the caregiver, for the child with ASD are important as they potentiate healthy development, through a facilitator that enables a motivation of strategies. Therefore, you may be more motivated with focused interventions to play the ASD. O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA. 2023-08-25T13:11:18Z 2023-08-25T13:11:18Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva. O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores. Orientadora: Adrine Carvalho dos Santos Vieira. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia e Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038 Acesso Aberto Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Brincar Cuidadores Autismo Terapia ocupacional Play Caregivers Autism Occupational therapy CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
spellingShingle |
Brincar Cuidadores Autismo Terapia ocupacional Play Caregivers Autism Occupational therapy CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL SILVA, Manuella Natasha Costa da O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
topic_facet |
Brincar Cuidadores Autismo Terapia ocupacional Play Caregivers Autism Occupational therapy CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
description |
Autism entails deficits not perceived development even in early childhood, stage that
playing is a predominant occupation that enhances development. Thus, it is important
that caregivers be encouraged to be aware of strategies that support them to
encourage play with children with autism spectrum disorder. Thus, this study aimed
to investigate an intervention program offered to caregivers promoting increased
promotion of play sets of children with autism and that state of play. A quantitative
research was carried out in which moments of interaction between 7 dyads of
caregivers and children without free play, pre and post intervention were recorded,
which were analyzed according to the categories of play (exploratory, functional and
symbolic and / or set and alone ). The results obtained by: there was an increase in
playing time in most dyads; Functional play was the most present in the pre- and
post-intervention phases; Only one dyad presented symbolic play; And there was
only increase in play together in three dyads. It is concluded that the interventions
that promote play for the caregiver, for the child with ASD are important as they
potentiate healthy development, through a facilitator that enables a motivation of
strategies. Therefore, you may be more motivated with focused interventions to play
the ASD. |
author_additional |
VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos |
author_additionalStr |
VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Manuella Natasha Costa da |
author2 |
NEVES, Suellem Karoline Silva |
author2Str |
NEVES, Suellem Karoline Silva |
title |
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
title_short |
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
title_full |
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
title_fullStr |
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
title_full_unstemmed |
O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
title_sort |
o brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6038 |
_version_ |
1787238466511175680 |
score |
11.753735 |