Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática

O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformul...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Rogério de Matos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-609
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6092020-05-12T19:56:14Z O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática SILVA, Rogério de Matos SOARES, Maria Eliana http://lattes.cnpq.br/9877259421987347 ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa http://lattes.cnpq.br/2751639119658256 Professores de matemática - Formação Programa Mais Educação (Brasil) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos. 2018-08-16T17:25:13Z 2018-08-16T17:25:13Z 2018-02-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Rogério de Matos. O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores de matemática - Formação
Programa Mais Educação (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores de matemática - Formação
Programa Mais Educação (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Rogério de Matos
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
topic_facet Professores de matemática - Formação
Programa Mais Educação (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos.
author_additional SOARES, Maria Eliana
author_additionalStr SOARES, Maria Eliana
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Rogério de Matos
title O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
title_short O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
title_full O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
title_fullStr O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
title_full_unstemmed O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
title_sort o programa mais educação na formação de professores de matemática
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609
_version_ 1787154543704801280
score 11.753735