/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática
O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformul...
Autor principal: | SILVA, Rogério de Matos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-609 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6092020-05-12T19:56:14Z O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática SILVA, Rogério de Matos SOARES, Maria Eliana http://lattes.cnpq.br/9877259421987347 ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa http://lattes.cnpq.br/2751639119658256 Professores de matemática - Formação Programa Mais Educação (Brasil) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos. 2018-08-16T17:25:13Z 2018-08-16T17:25:13Z 2018-02-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Rogério de Matos. O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professores de matemática - Formação Programa Mais Educação (Brasil) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Professores de matemática - Formação Programa Mais Educação (Brasil) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SILVA, Rogério de Matos O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática |
topic_facet |
Professores de matemática - Formação Programa Mais Educação (Brasil) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O Programa “Mais Educação”, como ação da política educacional é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, proporcionando a ampliação da jornada estudantil das escolas da rede pública, por meio de atividades que são agrupadas em macrocampos. Contudo, no ano de 2016 o referido passou por reformulações, onde foi criado o Novo Mais Educação, promulgado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, com mudanças tanto estruturais quanto pedagógicas. Assim, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa “Mais educação” para a formação de professores, considerando a colaboração de três graduandos mediadores do programa, todos concluintes do curso de Licenciatura de Matemática, bem como os benefícios desse programa para a graduação desses professores. Para o estudo, seguimos um percurso metodológico de três momentos específicos, no primeiro, com a realização da pesquisa de campo, para a qual utilizamos como instrumento entrevistas estruturadas. No segundo momento, a transcrição das informações, e o terceiro a discussão amparada por referenciais bibliográficos, para o qual foram consultados livros, artigos científicos e documentos oficiais. Como conclusão, ressaltamos que o referido programa é essencial para a Formação de Professores porque permite a relação teoria e prática, bem como, a aproximação com o ensino regular pelas ações dos mediadores que, dentre outras, auxiliam no desenvolvimento de sujeitos críticos, reconhecedores de seus direitos e deveres, ampliando os horizontes de conhecimentos, e ainda possibilita acesso a diferentes instrumentos e culturas, oferecendo novas possibilidades de apropriação do aprendizado pelos educandos. |
author_additional |
SOARES, Maria Eliana |
author_additionalStr |
SOARES, Maria Eliana |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Rogério de Matos |
title |
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática |
title_short |
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática |
title_full |
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática |
title_fullStr |
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
O Programa Mais Educação na formação de professores de matemática |
title_sort |
o programa mais educação na formação de professores de matemática |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/609 |
_version_ |
1787154543704801280 |
score |
11.753735 |