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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pa...
Autor principal: | CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664 |
Resumo: |
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Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil
socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial
por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do
Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus
Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como
instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam
que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente
para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da
quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de
formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em
relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de
professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos
professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo
como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão
vinculados. |