/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia
The university toy library is an important space in the academic environment, contributing substantially to teacher training and in an expanded way, it enables the experience of playfulness, interactions and games to the subjects who seek references in it. Immersion practices to aspects of play as a...
Autor principal: | LAMBERT, Wesley Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6095 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6095 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-60952023-09-09T03:05:30Z Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia LAMBERT, Wesley Santos FREITAS, Léia Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/4829920653020369 https://orcid.org/0000-0003-1852-1106 Brinquedoteca Universitária Formação docente Análise de dados University toy library Teacher training Data analysis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The university toy library is an important space in the academic environment, contributing substantially to teacher training and in an expanded way, it enables the experience of playfulness, interactions and games to the subjects who seek references in it. Immersion practices to aspects of play as a teaching and learning tool. In this sense, we aim in this work to analyze the contributions of the university toy library in the training of students of the Degree Course in Pedagogy of the University Campus of Altamira of the Federal University of Pará. In order to theoretical support, authors such as SANTOS (2000), CUNHA (2010), KISHIMOTO (2010), FORTUNA (2011), REIS; ARAÚJO; BATISTA (2018), SALAZAR (2019), among others, using Bardin's content analysis (1977) as a technique. The sources were the reports of experiences of the students of the Pedagogy class 2019 morning, produced during the supervised internship of pedagogy in non-school environments and the pedagogical projects of the toy library. The research found that the university toy library has a diversified and formative role, playing a relevant role in the training of academics, requiring visibility and valorization by the university. A brinquedoteca universitária é um espaço importante no meio acadêmico, contribuindo de maneira substancial para a formação docente e de forma ampliada, possibilita a vivência do lúdico, das interações e das brincadeiras aos sujeitos que nela busca referências. As práticas de imersão aos aspectos do brincar como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Neste sentido, objetivamos neste trabalho analisar as contribuições da brinquedoteca universitária na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará. A fim de aporte teórico utiliza-se autores como SANTOS (2000), CUNHA (2010), KISHIMOTO (2010), FORTUNA (2011), REIS; ARAÚJO; BATISTA (2018), SALAZAR (2019), entre outros, tendo como técnica a análise de conteúdo de Bardin (1977). Já as fontes foram os relatos de experiências dos alunos da turma de Pedagogia 2019 matutino, produzido durante o estágio supervisionado de pedagogia em ambientes não escolares e os projetos pedagógicos da brinquedoteca. A pesquisa constatou que a brinquedoteca universitária possui um papel diversificado e formador, desempenhando relevância na formação dos acadêmicos, necessitando de visibilidade e valorização por parte da universidade. 2023-09-08T13:52:30Z 2023-09-08T13:52:30Z 2023-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LAMBERT, Wesley Santos. Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia. Orientadora: Léia Gonçalves de Freitas. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6095. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6095 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Brinquedoteca Universitária Formação docente Análise de dados University toy library Teacher training Data analysis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Brinquedoteca Universitária Formação docente Análise de dados University toy library Teacher training Data analysis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS LAMBERT, Wesley Santos Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia |
topic_facet |
Brinquedoteca Universitária Formação docente Análise de dados University toy library Teacher training Data analysis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
The university toy library is an important space in the academic environment, contributing substantially to teacher training and in an expanded way, it enables the experience of playfulness, interactions and games to the subjects who seek references in it. Immersion practices to aspects of play as a teaching and learning tool. In this sense, we aim in this work to analyze the contributions of the university toy library in the training of students of the Degree Course in Pedagogy of the University Campus of Altamira of the Federal University of Pará. In order to theoretical support, authors such as SANTOS (2000), CUNHA (2010), KISHIMOTO (2010), FORTUNA (2011), REIS; ARAÚJO; BATISTA (2018), SALAZAR (2019), among others, using Bardin's content analysis (1977) as a technique. The sources were the reports of experiences of the students of the Pedagogy class 2019 morning, produced
during the supervised internship of pedagogy in non-school environments and the pedagogical
projects of the toy library. The research found that the university toy library has a diversified
and formative role, playing a relevant role in the training of academics, requiring visibility and valorization by the university. |
author_additional |
FREITAS, Léia Gonçalves de |
author_additionalStr |
FREITAS, Léia Gonçalves de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LAMBERT, Wesley Santos |
title |
Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia |
title_short |
Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia |
title_full |
Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia |
title_fullStr |
Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Brinquedoteca Universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de Pedagogia |
title_sort |
brinquedoteca universitária e a formação docente: apontamentos sob a ótica de estudantes de pedagogia |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6095 |
_version_ |
1787238472407318528 |
score |
11.753735 |