Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará

Digital Information and Communication technologies are increasingly present in our daily lives, being indispensable tools for our different technologies and advances that promote the possibility of change in various sectors of society, including education. In this work, we seek to analyze whet...

ver descrição completa

Autor principal: BARROS, Marlon Augusto das Chagas
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6150
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6150
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61502024-02-16T14:32:55Z As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará BARROS, Marlon Augusto das Chagas SILVA, Paulo Vilhena da Tecnologia digitais Informação e comunicação Formação inicial Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Digital Information and Communication technologies are increasingly present in our daily lives, being indispensable tools for our different technologies and advances that promote the possibility of change in various sectors of society, including education. In this work, we seek to analyze whether, in the opinion of the graduating students, the Mathematics Licentiate Course at the Federal University of Pará enabled them to use Information and Communication Technologies in their professional activities. To this end, the pedagogical project of the course was analyzed in order to observe aspects related to the digital environment in initial training. In addition, a survey was conducted with senior students in order to obtain their opinion about their initial training process. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, sendo ferramentas indispensáveis para nossa sobrevivência e apresentando avanços que promovem a possibilidade de mudança em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Neste trabalho, busca-se analisar se, na opinião de discentes concluintes, o curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará os capacitou para a utilização das tecnologias digitais da Informação e Comunicação em sua atuação profissional. Para tal, o projeto pedagógico do curso foi analisado a fim de se observar os aspectos relacionados ao meio digital na formação inicial. Além disso, uma pesquisa foi realizada com discentes concluintes a fim de se obter a opinião destes sobre seu processo de formação inicial. 2023-09-19T13:45:24Z 2023-09-19T13:45:24Z 2021-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARROS, Marlon Augusto das Chagas. As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6150. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6150 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia digitais
Informação e comunicação
Formação inicial
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Tecnologia digitais
Informação e comunicação
Formação inicial
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
BARROS, Marlon Augusto das Chagas
As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
topic_facet Tecnologia digitais
Informação e comunicação
Formação inicial
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Digital Information and Communication technologies are increasingly present in our daily lives, being indispensable tools for our different technologies and advances that promote the possibility of change in various sectors of society, including education. In this work, we seek to analyze whether, in the opinion of the graduating students, the Mathematics Licentiate Course at the Federal University of Pará enabled them to use Information and Communication Technologies in their professional activities. To this end, the pedagogical project of the course was analyzed in order to observe aspects related to the digital environment in initial training. In addition, a survey was conducted with senior students in order to obtain their opinion about their initial training process.
author_additional SILVA, Paulo Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Paulo Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BARROS, Marlon Augusto das Chagas
title As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
title_short As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
title_full As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
title_fullStr As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
title_sort as tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na universidade federal do pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6150
_version_ 1796836682061840384
score 11.755432