Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA

O presente trabalho busca demonstrar a aplicação do Projeto Aprender Mais em uma escola estadual de Ensino Médio na zona rural do município de Bragança-PA, voltado para o ensino da Matemática. O projeto foi posto em execução por acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e tin...

ver descrição completa

Autor principal: ALENCAR, Maria Izaila Pimentel
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6164
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6164
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61642023-09-20T03:06:10Z Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA ALENCAR, Maria Izaila Pimentel ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza http://lattes.cnpq.br/6632165634925053 https://orcid.org/0000-0002-2113-7845 Aprendizagem Dificuldades Ensino Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho busca demonstrar a aplicação do Projeto Aprender Mais em uma escola estadual de Ensino Médio na zona rural do município de Bragança-PA, voltado para o ensino da Matemática. O projeto foi posto em execução por acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e tinha como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática em escolas públicas previamente selecionadas. Trata-se de um trabalho qualitativo descritivo que visa demonstrar um resumo das dificuldades de aprendizagem através da história relacionando com as dificuldades encontradas pelos estagiários e alunos em se adaptarem ao projeto assim como as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos mesmos e que se refletem no aprendizado da disciplina. O trabalho mostra também as dificuldades de se implantar um projeto em escola pública devido a imposição de dificuldades logísticas impostas pela própria comunidade escolar e pelo sistema de ensino atual. 2023-09-19T17:55:14Z 2023-09-19T17:55:14Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALENCAR, Maria Izaila Pimentel. Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA. Orientador: Marcos Lázaro de Souza Albuquerque. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6164. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6164 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aprendizagem
Dificuldades
Ensino
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Aprendizagem
Dificuldades
Ensino
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ALENCAR, Maria Izaila Pimentel
Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA
topic_facet Aprendizagem
Dificuldades
Ensino
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho busca demonstrar a aplicação do Projeto Aprender Mais em uma escola estadual de Ensino Médio na zona rural do município de Bragança-PA, voltado para o ensino da Matemática. O projeto foi posto em execução por acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará e tinha como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática em escolas públicas previamente selecionadas. Trata-se de um trabalho qualitativo descritivo que visa demonstrar um resumo das dificuldades de aprendizagem através da história relacionando com as dificuldades encontradas pelos estagiários e alunos em se adaptarem ao projeto assim como as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos mesmos e que se refletem no aprendizado da disciplina. O trabalho mostra também as dificuldades de se implantar um projeto em escola pública devido a imposição de dificuldades logísticas impostas pela própria comunidade escolar e pelo sistema de ensino atual.
author_additional ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza
author_additionalStr ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALENCAR, Maria Izaila Pimentel
title Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA
title_short Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA
title_full Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA
title_fullStr Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA
title_full_unstemmed Aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de Bragança-PA
title_sort aprendizagem da matemática no projeto aprender mais no ensino médio: um recorte de uma escola municipal da zona rural de bragança-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6164
_version_ 1787238491882520576
score 11.753735