/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aprendizagem da matemática : dificuldades para aprender conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio
Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e tem como principal objetivo identificar fatores que dificultam a aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio para compreender suas principais causas. Participaram deste estudo, 48 estudantes do 3º ano do Ensi...
Autor principal: | CARNEIRO, Letícia de Nazaré Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/603 |
Resumo: |
---|
Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e tem como principal objetivo identificar fatores que dificultam a aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio para compreender suas principais causas. Participaram deste estudo, 48 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no distrito do Apeú, no município de Castanhal. Para a constituição das informações, utilizamos como instrumento, questionário com questões semiestruturadas objetivando identificar as causas que contribuem para dificultar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Durante o período que estivemos no campo de investigação, foi possível observar que aprender Matemática ainda é uma questão que preocupa, o que nos levou a fazer reflexões acerca do ensino da Matemática no contexto brasileiro, a partir dos dados informados nos indicadores educacionais. Compreende-se que aprender Matemática não é algo fácil, porém é necessário encontrar meios que possam contribuir para a melhoria do ensino a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e a habilidade de raciocínio-lógico necessário para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. As informações foram organizadas e analisadas com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que ensinar matemática é sempre um grande desafio para os professores e os mesmos devem encontrar meios para vencer esses desafios, encontrando métodos adequado que ajude o estudante a compreender os conteúdos ensinados e sala de aula. |