Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado

O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Uni...

ver descrição completa

Autor principal: FONSECA, Jailson Monteiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6208
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62082023-09-22T03:05:37Z As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado FONSECA, Jailson Monteiro LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Estágio supervisionado Professores de matemática - Formação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Castanhal, em especial, as reflexões que ocorreram durante o desenvolvimento das atividades referentes ao componente curricular Estágios Supervisionados I e II. Neste texto, as produções que compõem o corpus deste Portifólio, estão dispostas de forma sequencial, no sentido de mostrar como ocorreu o processo de amadurecimento das ideias e reflexões surgidas durante a realização dos Estágios Supervisionados entre os períodos de 2021 a 2022. Neste sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Portfólio está consolidado em uma proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução no 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se trata de um Estudo de Caso, feito com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, que traz reflexões sobre os desafios na formação do professor de Matemática durante a pandemia da COVID-19, tendo como foco o Estágio Supervisionado I. A segunda produção apresenta relatos de experiências de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, tendo como foco as dificuldades que o professor em formação enfrenta, no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, ao longo de seu exercício docente, apontando como tais dificuldades podem ser amenizadas meio da formação continuada. A terceira produção se refere a um relato de experiência, escrito durante a realização do Estágio Supervisionado II, tendo como foco discutir de que forma o contexto escolar influência na formação inicial de professores/as de Matemática. 2023-09-21T14:15:22Z 2023-09-21T14:15:22Z 2022-11-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FONSECA, Jailson Monteiro. As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Professores de matemática - Formação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Estágio supervisionado
Professores de matemática - Formação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
FONSECA, Jailson Monteiro
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
topic_facet Estágio supervisionado
Professores de matemática - Formação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Castanhal, em especial, as reflexões que ocorreram durante o desenvolvimento das atividades referentes ao componente curricular Estágios Supervisionados I e II. Neste texto, as produções que compõem o corpus deste Portifólio, estão dispostas de forma sequencial, no sentido de mostrar como ocorreu o processo de amadurecimento das ideias e reflexões surgidas durante a realização dos Estágios Supervisionados entre os períodos de 2021 a 2022. Neste sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Portfólio está consolidado em uma proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução no 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se trata de um Estudo de Caso, feito com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, que traz reflexões sobre os desafios na formação do professor de Matemática durante a pandemia da COVID-19, tendo como foco o Estágio Supervisionado I. A segunda produção apresenta relatos de experiências de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, tendo como foco as dificuldades que o professor em formação enfrenta, no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, ao longo de seu exercício docente, apontando como tais dificuldades podem ser amenizadas meio da formação continuada. A terceira produção se refere a um relato de experiência, escrito durante a realização do Estágio Supervisionado II, tendo como foco discutir de que forma o contexto escolar influência na formação inicial de professores/as de Matemática.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FONSECA, Jailson Monteiro
title As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
title_short As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
title_full As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
title_fullStr As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
title_sort as travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208
_version_ 1787238479023833088
score 11.753896