/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado
O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Uni...
Autor principal: | FONSECA, Jailson Monteiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6208 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62082023-09-22T03:05:37Z As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado FONSECA, Jailson Monteiro LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Estágio supervisionado Professores de matemática - Formação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Castanhal, em especial, as reflexões que ocorreram durante o desenvolvimento das atividades referentes ao componente curricular Estágios Supervisionados I e II. Neste texto, as produções que compõem o corpus deste Portifólio, estão dispostas de forma sequencial, no sentido de mostrar como ocorreu o processo de amadurecimento das ideias e reflexões surgidas durante a realização dos Estágios Supervisionados entre os períodos de 2021 a 2022. Neste sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Portfólio está consolidado em uma proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução no 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se trata de um Estudo de Caso, feito com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, que traz reflexões sobre os desafios na formação do professor de Matemática durante a pandemia da COVID-19, tendo como foco o Estágio Supervisionado I. A segunda produção apresenta relatos de experiências de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, tendo como foco as dificuldades que o professor em formação enfrenta, no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, ao longo de seu exercício docente, apontando como tais dificuldades podem ser amenizadas meio da formação continuada. A terceira produção se refere a um relato de experiência, escrito durante a realização do Estágio Supervisionado II, tendo como foco discutir de que forma o contexto escolar influência na formação inicial de professores/as de Matemática. 2023-09-21T14:15:22Z 2023-09-21T14:15:22Z 2022-11-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FONSECA, Jailson Monteiro. As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Professores de matemática - Formação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Professores de matemática - Formação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA FONSECA, Jailson Monteiro As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
topic_facet |
Estágio supervisionado Professores de matemática - Formação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente texto foi escrito e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com
a intenção de mostrar que tal escrita está ligada às reflexões que ocorreram ao longo
dos quatro anos de formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Castanhal, em
especial, as reflexões que ocorreram durante o desenvolvimento das atividades
referentes ao componente curricular Estágios Supervisionados I e II. Neste texto, as
produções que compõem o corpus deste Portifólio, estão dispostas de forma
sequencial, no sentido de mostrar como ocorreu o processo de amadurecimento das
ideias e reflexões surgidas durante a realização dos Estágios Supervisionados entre
os períodos de 2021 a 2022. Neste sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso no
formato de Portfólio está consolidado em uma proposta organizacional do Projeto
Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário
de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução no 5.044,
de 17 de maio de 2018. A primeira produção se trata de um Estudo de Caso, feito com
estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário
de Castanhal, que traz reflexões sobre os desafios na formação do professor de
Matemática durante a pandemia da COVID-19, tendo como foco o Estágio
Supervisionado I. A segunda produção apresenta relatos de experiências de
estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário
de Castanhal, tendo como foco as dificuldades que o professor em formação enfrenta,
no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, ao longo de seu exercício
docente, apontando como tais dificuldades podem ser amenizadas meio da formação
continuada. A terceira produção se refere a um relato de experiência, escrito durante
a realização do Estágio Supervisionado II, tendo como foco discutir de que forma o
contexto escolar influência na formação inicial de professores/as de Matemática. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FONSECA, Jailson Monteiro |
title |
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
title_short |
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
title_full |
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
title_fullStr |
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
title_full_unstemmed |
As travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
title_sort |
as travessias da formação inicial do professor de matemática pelo viés do estágio curricular supervisionado |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6208 |
_version_ |
1787238479023833088 |
score |
11.753896 |