Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.

Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Meto...

ver descrição completa

Autor principal: PINTO, Maria Daniely dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6233
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62332023-09-23T03:05:47Z Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. PINTO, Maria Daniely dos Santos FREITAS, Maria Natalina Mendes http://lattes.cnpq.br/0533783211813029 https://orcid.org/0000-0003-0034-5618 Estágio supervisionado ensino fundamental prática pedagógica turma multisseriada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Metodologicamente, esta pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como método operacional pesquisa bibliográfica, a partir das contribuições teóricas de Pimenta (2004; 1997); Freitas; Toutonge (2021); Libâneo (2004); Imbernóm (2010), entre outras que discutem a temática em tela. Além disso, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório. O lócus escolhido foi uma escola pública localizada no município de Bragança-PA, que oferta turmas na modalidade multisseriada. O estágio, realizado na turma multisseriada, revelou-nos que o conhecimento se constrói em estreita interação social entre a professora, seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, convive-se com os saberes locais que interagem ao ritimo diferenciado dos ecossistemas próprios da natureza e da sociobiodiversidade da Amazônia paraense. A vivência demostrou um processo de aprendizagem muito significativo, visto que as turmas multisseriadas apresentam como características central a heterogeneidade. Contudo, acreditamos ser imprescindível que, no processo de ensino-aprendizagem da escola, as crianças se tornem protagonistas por meio de suas vozes, a partir de sua autonomia como sujeitos de diretos aprendizes que contribuem como o seu repertório sociocultural para a escola, a partir das suas falas, saberes e brincadeiras. 2023-09-22T21:12:36Z 2023-09-22T21:12:36Z 2023-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINTO, Maria Daniely dos Santos. Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil. Orientadora: Maria da Luz Duarte Leite Silva. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Polo Santa Luzia do Pará, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
ensino fundamental
prática pedagógica
turma multisseriada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio supervisionado
ensino fundamental
prática pedagógica
turma multisseriada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
PINTO, Maria Daniely dos Santos
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
topic_facet Estágio supervisionado
ensino fundamental
prática pedagógica
turma multisseriada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Metodologicamente, esta pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como método operacional pesquisa bibliográfica, a partir das contribuições teóricas de Pimenta (2004; 1997); Freitas; Toutonge (2021); Libâneo (2004); Imbernóm (2010), entre outras que discutem a temática em tela. Além disso, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório. O lócus escolhido foi uma escola pública localizada no município de Bragança-PA, que oferta turmas na modalidade multisseriada. O estágio, realizado na turma multisseriada, revelou-nos que o conhecimento se constrói em estreita interação social entre a professora, seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, convive-se com os saberes locais que interagem ao ritimo diferenciado dos ecossistemas próprios da natureza e da sociobiodiversidade da Amazônia paraense. A vivência demostrou um processo de aprendizagem muito significativo, visto que as turmas multisseriadas apresentam como características central a heterogeneidade. Contudo, acreditamos ser imprescindível que, no processo de ensino-aprendizagem da escola, as crianças se tornem protagonistas por meio de suas vozes, a partir de sua autonomia como sujeitos de diretos aprendizes que contribuem como o seu repertório sociocultural para a escola, a partir das suas falas, saberes e brincadeiras.
author_additional FREITAS, Maria Natalina Mendes
author_additionalStr FREITAS, Maria Natalina Mendes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PINTO, Maria Daniely dos Santos
title Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
title_short Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
title_full Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
title_fullStr Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
title_sort desafios e possibilidades: práticas docentes na e.m.e.f. multisseriada maria bezerra da silva, bragança-pa.
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233
_version_ 1787238500638130176
score 11.753896