/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.
Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Meto...
Autor principal: | PINTO, Maria Daniely dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6233 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62332023-09-23T03:05:47Z Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. PINTO, Maria Daniely dos Santos FREITAS, Maria Natalina Mendes http://lattes.cnpq.br/0533783211813029 https://orcid.org/0000-0003-0034-5618 Estágio supervisionado ensino fundamental prática pedagógica turma multisseriada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Metodologicamente, esta pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como método operacional pesquisa bibliográfica, a partir das contribuições teóricas de Pimenta (2004; 1997); Freitas; Toutonge (2021); Libâneo (2004); Imbernóm (2010), entre outras que discutem a temática em tela. Além disso, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório. O lócus escolhido foi uma escola pública localizada no município de Bragança-PA, que oferta turmas na modalidade multisseriada. O estágio, realizado na turma multisseriada, revelou-nos que o conhecimento se constrói em estreita interação social entre a professora, seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, convive-se com os saberes locais que interagem ao ritimo diferenciado dos ecossistemas próprios da natureza e da sociobiodiversidade da Amazônia paraense. A vivência demostrou um processo de aprendizagem muito significativo, visto que as turmas multisseriadas apresentam como características central a heterogeneidade. Contudo, acreditamos ser imprescindível que, no processo de ensino-aprendizagem da escola, as crianças se tornem protagonistas por meio de suas vozes, a partir de sua autonomia como sujeitos de diretos aprendizes que contribuem como o seu repertório sociocultural para a escola, a partir das suas falas, saberes e brincadeiras. 2023-09-22T21:12:36Z 2023-09-22T21:12:36Z 2023-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINTO, Maria Daniely dos Santos. Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil. Orientadora: Maria da Luz Duarte Leite Silva. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Polo Santa Luzia do Pará, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado ensino fundamental prática pedagógica turma multisseriada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio supervisionado ensino fundamental prática pedagógica turma multisseriada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO PINTO, Maria Daniely dos Santos Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. |
topic_facet |
Estágio supervisionado ensino fundamental prática pedagógica turma multisseriada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Metodologicamente, esta pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como método operacional pesquisa bibliográfica, a partir das contribuições teóricas de Pimenta (2004; 1997); Freitas; Toutonge (2021); Libâneo (2004); Imbernóm (2010), entre outras que discutem a temática em tela. Além disso, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório. O lócus escolhido foi uma escola pública localizada no município de Bragança-PA, que oferta turmas na modalidade multisseriada. O estágio, realizado na turma multisseriada, revelou-nos que o conhecimento se constrói em estreita interação social entre a professora, seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, convive-se com os saberes locais que interagem ao ritimo diferenciado dos ecossistemas próprios da natureza e da sociobiodiversidade da Amazônia paraense. A vivência demostrou um processo de aprendizagem muito significativo, visto que as turmas multisseriadas apresentam como características central a heterogeneidade. Contudo, acreditamos ser imprescindível que, no processo de ensino-aprendizagem da escola, as crianças se tornem protagonistas por meio de suas vozes, a partir de sua autonomia como sujeitos de diretos aprendizes que contribuem como o seu repertório sociocultural para a escola, a partir das suas falas, saberes e brincadeiras. |
author_additional |
FREITAS, Maria Natalina Mendes |
author_additionalStr |
FREITAS, Maria Natalina Mendes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PINTO, Maria Daniely dos Santos |
title |
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. |
title_short |
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. |
title_full |
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA. |
title_sort |
desafios e possibilidades: práticas docentes na e.m.e.f. multisseriada maria bezerra da silva, bragança-pa. |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6233 |
_version_ |
1787238500638130176 |
score |
11.753896 |