Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi

The theoretical and methodological conceptions that have supported the training and practices of literacy teachers represent one of the factors that deserve special attention on the part of studies and research that seek to focus on the relationship between teacher training, curriculum and literacy...

ver descrição completa

Autor principal: MARTINS, Maykon Elias Moura de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6241
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6241
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62412023-09-27T03:05:55Z A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi MARTINS, Maykon Elias Moura de CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Alfabetização Letramento Formação de Professores Projeto Pedagógico de Pedagogia Literacy Teacher training Pedagogical Project of Pedagogy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The theoretical and methodological conceptions that have supported the training and practices of literacy teachers represent one of the factors that deserve special attention on the part of studies and research that seek to focus on the relationship between teacher training, curriculum and literacy practices. In this sense, this study's object of investigation is the formation of the literacy teacher carried out in the context of the Pedagogy courses at UFPA. The objective of the research is to map in the Course Pedagogical Projects (PPC) the trends and epistemological, theoretical and methodological approaches of literacy prioritized in the initial formation of the pedagogue. The research is configured as a documentary study and focuses on the curricular components that include in their menus and basic bibliography and complement the theme of literacy and literacy. The collection of PPCs was carried out on the sites of the units/subunits of the campuses of Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá and Castanhal. The results indicate the existence of a reduced number of curricular components related to the theoretical and practical preparation of the teacher for teaching literacy, as well as signaling that the dominant approach has been that of literacy and multiliteracies, with a timid presence of components aimed at studies of the psychogenesis of written language and discursive theory. As concepções teóricas e metodológicas que têm fundamentado a formação e as práticas de professores alfabetizadores representam um dos fatores que merecem atenção especial por parte dos estudos e das pesquisas que procuram enfocar a relação entre formação de professores, currículo e práticas de alfabetização. Nesse sentido, este estudo tem como objeto de investigação a formação do professor(a) alfabetizador(a) realizada no contexto dos cursos de Pedagogia da UFPA. O objetivo da pesquisa é mapear nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as tendências e abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas de alfabetização priorizadas na formação inicial do pedagogo. A pesquisa configura-se como um estudo documental e focaliza os componentes curriculares que contemplam em suas ementas e bibliografia básica e complementar o tema da alfabetização e do letramento. O recolhimento dos PPCs foi realizado nos sites das unidades/subunidades dos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal. Os resultados indicam a existência de um reduzido número de componentes curriculares relativos à preparação teórico prática do professor(a) para o ensino da alfabetização, assim como sinalizam que abordagem dominante tem sido a do letramento e multiletramentos, com uma tímida presença de componentes voltados aos estudos da psicogênese da língua escrita e da teoria discursiva. 2023-09-26T20:38:56Z 2023-09-26T20:38:56Z 2023-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARTINS, Maykon Elias Moura de. A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6241. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6241 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Letramento
Formação de Professores
Projeto Pedagógico de Pedagogia
Literacy
Teacher training
Pedagogical Project of Pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Formação de Professores
Projeto Pedagógico de Pedagogia
Literacy
Teacher training
Pedagogical Project of Pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MARTINS, Maykon Elias Moura de
A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
topic_facet Alfabetização
Letramento
Formação de Professores
Projeto Pedagógico de Pedagogia
Literacy
Teacher training
Pedagogical Project of Pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The theoretical and methodological conceptions that have supported the training and practices of literacy teachers represent one of the factors that deserve special attention on the part of studies and research that seek to focus on the relationship between teacher training, curriculum and literacy practices. In this sense, this study's object of investigation is the formation of the literacy teacher carried out in the context of the Pedagogy courses at UFPA. The objective of the research is to map in the Course Pedagogical Projects (PPC) the trends and epistemological, theoretical and methodological approaches of literacy prioritized in the initial formation of the pedagogue. The research is configured as a documentary study and focuses on the curricular components that include in their menus and basic bibliography and complement the theme of literacy and literacy. The collection of PPCs was carried out on the sites of the units/subunits of the campuses of Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá and Castanhal. The results indicate the existence of a reduced number of curricular components related to the theoretical and practical preparation of the teacher for teaching literacy, as well as signaling that the dominant approach has been that of literacy and multiliteracies, with a timid presence of components aimed at studies of the psychogenesis of written language and discursive theory.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MARTINS, Maykon Elias Moura de
title A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
title_short A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
title_full A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
title_fullStr A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
title_full_unstemmed A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi
title_sort formação do professor alfabetizador no curso de pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos ppcs da ufpa multicampi
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6241
_version_ 1787238501993938944
score 11.753735