/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo
Motor development is an element of the general development of the human being, and is established as the ability to move the body, constituted in the change in behavior, posture and movement that permeates throughout life. This study aimed to describe and analyze the role of pedagogical work in the...
Autor principal: | SILVA, Grazielly Araújo da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6279 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6279 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62792023-10-24T03:05:32Z O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo SILVA, Grazielly Araújo da SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 https://orcid.org/0000-0003-2148-510X Desenvolvimento Motor Criança Pedagogo(a) Educação Motor Development Child Pedagogue Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Motor development is an element of the general development of the human being, and is established as the ability to move the body, constituted in the change in behavior, posture and movement that permeates throughout life. This study aimed to describe and analyze the role of pedagogical work in the motor development of children up to 11 years of age. This is a scope review, carried out through the Platform of the Center for Personal Improvement (CAPES), with descriptors "pedagogy professional"; "pedagogue"; "pedagogue; "motor development"; "child"; "classroom", linked by the Boolean operator "OR" with articles that have been published from 2018 to 2022. After screening 5,347 studies, seven surveys were included, showing that the work developed by educators, in general, such as activities that stimulate the use of hands, specifically, and activities that have the motor component of students as their target, are essential for the motor development of the student, for the integral development of students , whether in writing or another area of learning. It is concluded that pedagogy has an extremely important role for the motor development of students, and that more research on the subject should be implemented. O desenvolvimento motor é um elemento do desenvolvimento geral do ser humano, e é estabelecido como a capacidade de movimentar o corpo, constituído na mudança no comportamento, postura e movimento que se permeia ao longo da vida. Este estudo teve como o objetivo descrever e analisar o papel do trabalho pedagógico no desenvolvimento motor da criança até 11 anos de idade. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada através da Plataforma do Centro de Aperfeiçoamento Pessoal (CAPES), com descritores "profissional de pedagogia"; "pedagogo"; "pedagoga; "desenvolvimento motor"; "criança"; “sala de aula", interligadas pelo operador Booleano "OU" com artigos que tenham sido publicados dos anos de 2018 a 2022. Após triagem de 5.347 estudos, sete pesquisas foram incluídas, mostrando que o trabalho desenvolvido pelos educacadores, de modo geral, como as atividades que estimulam uso das mãos, especificamente, e as atividades que tem o componente motor dos alunos seu alvo, são imprescindíveis para o desenvolvimento motor do aluno, para o desenvolvimento integral dos educandos, seja na escrita ou outra área de aprendizagem. Conclui-se que a pedagogia tem papel de extrema importância para o desenvolvimento motor dos alunos, e que mais pesquisas sobre o tema sejam implementadas. 2023-10-23T13:59:52Z 2023-10-23T13:59:52Z 2023-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Grazielly Araújo da. O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo. Orientadora: Priscilla Bellard Mendes de Souza. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6279. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6279 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Desenvolvimento Motor Criança Pedagogo(a) Educação Motor Development Child Pedagogue Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Desenvolvimento Motor Criança Pedagogo(a) Educação Motor Development Child Pedagogue Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Grazielly Araújo da O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
topic_facet |
Desenvolvimento Motor Criança Pedagogo(a) Educação Motor Development Child Pedagogue Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Motor development is an element of the general development of the human being, and is established as the ability to move the body, constituted in the change in behavior, posture and movement that permeates throughout life. This study aimed to describe and analyze the role of pedagogical work in the motor development of children up to 11 years of age. This is a scope review, carried out through the Platform of the Center for Personal Improvement (CAPES), with descriptors "pedagogy professional"; "pedagogue"; "pedagogue; "motor development"; "child"; "classroom", linked by the Boolean operator "OR" with articles that have been published from 2018 to 2022. After screening 5,347 studies, seven surveys were included, showing that the work developed by educators, in general, such as activities that stimulate the use of hands, specifically, and activities that have the motor component of students as their target, are essential for the motor development of the student, for the integral development of students , whether in writing or another area of learning. It is concluded that pedagogy has an extremely important role for the motor development of students, and that more research on the subject should be implemented. |
author_additional |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
author_additionalStr |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Grazielly Araújo da |
title |
O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
title_short |
O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
title_full |
O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
title_fullStr |
O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
title_full_unstemmed |
O trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
title_sort |
o trabalho pedagógico para o desenvolvimento motor da criança: revisão de escopo |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6279 |
_version_ |
1787238512929538048 |
score |
11.753735 |