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Dissertação
Caracterização de desempenho motor de pré-escolares: luxo ou necessidade para o processo de inclusão?
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças primando pelo desenvolvimento dos aspectos: cognitivo, social, afetivo, físico e motor. O presente estudo destaca a relevância do desenvolvimento motor, das habilidades motoras...
Autor principal: | Souza, Maria Izania Alves de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4510850729862447 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6891 |
Resumo: |
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A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral
das crianças primando pelo desenvolvimento dos aspectos: cognitivo, social, afetivo, físico e motor. O presente estudo destaca a relevância do desenvolvimento motor, das habilidades motoras e consequentemente do desempenho motor na pré-escola relacionando-os com o processo cognitivo, no contexto de inclusão. O objetivo geral é caracterizar o desempenho motor de crianças da Educação Infantil. Para essa pesquisa utilizamos o método indutivo, é do tipo descritiva e transversal. O estudo foi composto por um número total de 240 participantes, de quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) dos quais, 120 (50%) meninas e 120 meninos (50%). Os dados foram coletados por meio do teste MABC-2 - Movement Assessment Battery for Children 2 (Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças). O resultado geral apresenta desempenhos motores que vão da classificação “risco de Transtorno Motor Severo” até “Ótimo Desempenho”. Ele sinaliza um quantitativo de 87 (36,3%) de pré-escolares classificados com o desempenho abaixo da média para o padrão de desenvolvimento. E 55 (22,9%) que se enquadram na classificação de “bom desempenho” a “ótimo desempenho”. Esse estudo também apresenta, de acordo com a classificação, as crianças em risco de desenvolverem o Transtorno do Desenvolvimento Coordenação (TDC), para esse perfil obteve-se um percentual de 2,9% de crianças com probabilidade de risco um transtorno motor severo e 10% com probabilidade de risco de um transtorno motor moderado. Totalizando 12,9% de crianças, com risco de sofrerem exclusão ou ato exclusão. Diante do exposto entende-se que é necessário realizar avaliação motora na pré-escola para que se possa caracterizar, intervir e acompanhar o processo de desenvolvimento motor das crianças, com o auxílio de um profissional habilitado e assim, promover a inclusão. |