/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA
This work was carried out at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, with students in the 1st year of high school, with the aim of highlighting one of the problems that most affects students at academic age: Difficulties in the reading process and writing of students in the...
Autor principal: | CARDOSO, Rosinete de Lima |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6349 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6349 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63492023-11-24T17:23:42Z Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA CARDOSO, Rosinete de Lima GALVAO, Alessandro Nobre http://lattes.cnpq.br/3246625519590166 Leitura Escrita Dificuldade de aprendizagem Reading Writing Learning disability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This work was carried out at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, with students in the 1st year of high school, with the aim of highlighting one of the problems that most affects students at academic age: Difficulties in the reading process and writing of students in the 1st year of high school at Escola Esmerina Boa-Habib in the municipality of Abaetetuba-PA. It can also be added that although many students move on to later grades, they still often do not know how to expose themselves through the oralization of reading written texts, showing insufficient development in the face of seminars, interviews, debates, theatrical presentations, among others. . During the execution of this work it can be observed that other factors also influence this reality, among them is the indifference of some families in encouraging their children to read. In addition, the school, which should also support teachers, leaves much to be desired, forgetting the commitment to this problem in teaching-learning. However, there are those who seek new pedagogical practices and, consequently, manage to achieve a favorable result for their students. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, com os alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de evidenciar um dos problemas que mais afeta os alunos na idade acadêmica: Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da Escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Pode-se acrescentar, ainda, que apesar de muitos alunos passarem para séries posteriores estes ainda muitas vezes não sabem se expor através da oralização da leitura de textos escritos, apresentando um insuficiente desenvolvimento diante de seminários, entrevistas, debates, apresentações teatrais, entre outros. No decorrer da execução deste trabalho pode-se observar que outros fatores também influenciam para esta realidade, dentre eles está o descaso de algumas famílias em incentivar a leitura de seus filhos. Além disso, a escola que também deveria dar suporte aos docentes, deixa muito a desejar, esquecendo-se do compromisso perante a essa problemática no ensino-aprendizagem. Contudo, há aqueles que buscam novas práticas pedagógicas e, consequentemente, conseguem atingir um resultado favorável perante seus alunos. 2023-11-23T18:19:16Z 2023-11-23T18:19:16Z 2013 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Rosinete de Lima. Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Orientador: Alessandro Nobre Galvao. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6349. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6349 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Leitura Escrita Dificuldade de aprendizagem Reading Writing Learning disability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Leitura Escrita Dificuldade de aprendizagem Reading Writing Learning disability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CARDOSO, Rosinete de Lima Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA |
topic_facet |
Leitura Escrita Dificuldade de aprendizagem Reading Writing Learning disability CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This work was carried out at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, with students in the 1st year of high school, with the aim of highlighting one of the problems that most affects students at academic age: Difficulties in the reading process and writing of students in the 1st year of high school at Escola Esmerina Boa-Habib in the municipality of Abaetetuba-PA. It can also be added that although many students move on to later grades, they still often do not know how to expose themselves through the oralization of reading written texts, showing insufficient development in the face of seminars, interviews, debates, theatrical presentations, among others. . During the execution of this work it can be observed that other factors also influence this reality, among them is the indifference of some families in encouraging their children to read. In addition, the school, which should also support teachers, leaves much to be desired, forgetting the commitment to this problem in teaching-learning. However, there are those who seek new pedagogical practices and, consequently, manage to achieve a favorable result for their students. |
author_additional |
GALVAO, Alessandro Nobre |
author_additionalStr |
GALVAO, Alessandro Nobre |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CARDOSO, Rosinete de Lima |
title |
Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA |
title_short |
Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA |
title_full |
Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA |
title_fullStr |
Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA |
title_full_unstemmed |
Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA |
title_sort |
dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola esmerina boa-habib no município de abaetetuba-pa |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6349 |
_version_ |
1787238448783949824 |
score |
11.674752 |