/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
In this work, the student's reading and critical competence is developed through the advertising advertisement genre. For this, it is intended to know the characteristics of the advertising propaganda genre and to develop linguistic and imagery analysis activities. The work is developed in the light...
Autor principal: | SILVA, Cleonilde Santana da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6350 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63502023-11-24T03:06:43Z O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura SILVA, Cleonilde Santana da DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Leitura Gênero textual Propaganda Reading Textual genre Advertising CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA In this work, the student's reading and critical competence is developed through the advertising advertisement genre. For this, it is intended to know the characteristics of the advertising propaganda genre and to develop linguistic and imagery analysis activities. The work is developed in the light of the interactionist reading of Antunes (2003) and the orientations of the NCPs. The didactic sequence is developed according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). To address the genre of discourse, we rely on Bakhtin's (1997) works and on the discourse of advertising, we recall the works of Orlandi (2005) and Sandmann (2017). What is expected at the end of this project is that the student is able to take critical readings and be able to go beyond the decoding of texts. Busca-se, nesse trabalho, desenvolver a competência leitora e crítica do aluno através do gênero propaganda publicitária. Para isso, pretende-se conhecer as características do gênero propaganda publicitária e desenvolver atividades de análise linguística e imagética. O trabalho é desenvolvido à luz da leitura interacionista de Antunes (2003) e das orientações dos PCN´s. A sequência didática é desenvolvida segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tratar do gênero do discurso, nos fundamentamos nos trabalhos de Bakhtin (1997) e para tratar do discurso publicitário, evocamos os trabalhos de Orlandi (2005) e Sandmann (2017). O que se espera, ao final desse projeto, é que o aluno esteja apto para fazer leituras críticas e seja capaz de ir além da decodificação de textos. 2023-11-23T18:21:55Z 2023-11-23T18:21:55Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Cleonilde Santana da. O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Leitura Gênero textual Propaganda Reading Textual genre Advertising CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Leitura Gênero textual Propaganda Reading Textual genre Advertising CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA SILVA, Cleonilde Santana da O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
topic_facet |
Leitura Gênero textual Propaganda Reading Textual genre Advertising CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
In this work, the student's reading and critical competence is developed through the advertising advertisement genre. For this, it is intended to know the characteristics of the advertising propaganda genre and to develop linguistic and imagery analysis activities. The work is developed in the light of the interactionist reading of Antunes (2003) and the orientations of the NCPs. The didactic sequence is developed according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). To address the genre of discourse, we rely on Bakhtin's (1997) works and on the discourse of advertising, we recall the works of Orlandi (2005) and Sandmann (2017). What is expected at the end of this project is that the student is able to take critical readings and be able to go beyond the decoding of texts. |
author_additional |
DUARTE, Raimunda Dias |
author_additionalStr |
DUARTE, Raimunda Dias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Cleonilde Santana da |
title |
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
title_short |
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
title_full |
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
title_fullStr |
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
title_full_unstemmed |
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
title_sort |
o gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350 |
_version_ |
1787238448950673408 |
score |
11.755432 |