Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura

In this work, the student's reading and critical competence is developed through the advertising advertisement genre. For this, it is intended to know the characteristics of the advertising propaganda genre and to develop linguistic and imagery analysis activities. The work is developed in the light...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Cleonilde Santana da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6350
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63502023-11-24T03:06:43Z O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura SILVA, Cleonilde Santana da DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Leitura Gênero textual Propaganda Reading Textual genre Advertising CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA In this work, the student's reading and critical competence is developed through the advertising advertisement genre. For this, it is intended to know the characteristics of the advertising propaganda genre and to develop linguistic and imagery analysis activities. The work is developed in the light of the interactionist reading of Antunes (2003) and the orientations of the NCPs. The didactic sequence is developed according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). To address the genre of discourse, we rely on Bakhtin's (1997) works and on the discourse of advertising, we recall the works of Orlandi (2005) and Sandmann (2017). What is expected at the end of this project is that the student is able to take critical readings and be able to go beyond the decoding of texts. Busca-se, nesse trabalho, desenvolver a competência leitora e crítica do aluno através do gênero propaganda publicitária. Para isso, pretende-se conhecer as características do gênero propaganda publicitária e desenvolver atividades de análise linguística e imagética. O trabalho é desenvolvido à luz da leitura interacionista de Antunes (2003) e das orientações dos PCN´s. A sequência didática é desenvolvida segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tratar do gênero do discurso, nos fundamentamos nos trabalhos de Bakhtin (1997) e para tratar do discurso publicitário, evocamos os trabalhos de Orlandi (2005) e Sandmann (2017). O que se espera, ao final desse projeto, é que o aluno esteja apto para fazer leituras críticas e seja capaz de ir além da decodificação de textos. 2023-11-23T18:21:55Z 2023-11-23T18:21:55Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Cleonilde Santana da. O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Leitura
Gênero textual
Propaganda
Reading
Textual genre
Advertising
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitura
Gênero textual
Propaganda
Reading
Textual genre
Advertising
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SILVA, Cleonilde Santana da
O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
topic_facet Leitura
Gênero textual
Propaganda
Reading
Textual genre
Advertising
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description In this work, the student's reading and critical competence is developed through the advertising advertisement genre. For this, it is intended to know the characteristics of the advertising propaganda genre and to develop linguistic and imagery analysis activities. The work is developed in the light of the interactionist reading of Antunes (2003) and the orientations of the NCPs. The didactic sequence is developed according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). To address the genre of discourse, we rely on Bakhtin's (1997) works and on the discourse of advertising, we recall the works of Orlandi (2005) and Sandmann (2017). What is expected at the end of this project is that the student is able to take critical readings and be able to go beyond the decoding of texts.
author_additional DUARTE, Raimunda Dias
author_additionalStr DUARTE, Raimunda Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Cleonilde Santana da
title O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
title_short O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
title_full O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
title_fullStr O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
title_full_unstemmed O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
title_sort o gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6350
_version_ 1787238448950673408
score 11.755432