/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino da literatura no livro didático
The present work seeks to do a qualitative research about the teaching of literature in the textbook, aiming to show how the literary text in the textbooks is being worked and how this teaching is developed in the classroom by the teachers, based on the vision of the selected theoretical assumptions...
Autor principal: | MOTTES, Diana Vasconcelos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6360 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6360 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63602023-11-24T03:07:06Z O ensino da literatura no livro didático MOTTES, Diana Vasconcelos FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/4863064816594244 Ensino Literatura Literatura infantil Livro didático Escola pública Teaching Literature Children's literature Textbook Public school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present work seeks to do a qualitative research about the teaching of literature in the textbook, aiming to show how the literary text in the textbooks is being worked and how this teaching is developed in the classroom by the teachers, based on the vision of the selected theoretical assumptions for this job. It is advocated in favor of an early teaching of literature, with a view to a better apprehension of literary concepts by public school learners. In a first moment, the theories used will be presented and, in the sequence, the presentation of the corpus that will support the research, having as theoretical support thoughts of scholars who deal with this theme. It has to be added that the investigations of these practices are necessary, to understand how the techniques of teaching literature are given, since the teacher's support is the textbook. that literature be encouraged at school. O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola. 2023-11-23T19:32:10Z 2023-11-23T19:32:10Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SMOTTES, Diana Vasconcelos. O ensino da literatura no livro didático. Orientadora: Maria Adelina Rodrigues de Farias. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6360. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6360 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino Literatura Literatura infantil Livro didático Escola pública Teaching Literature Children's literature Textbook Public school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Ensino Literatura Literatura infantil Livro didático Escola pública Teaching Literature Children's literature Textbook Public school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA MOTTES, Diana Vasconcelos O ensino da literatura no livro didático |
topic_facet |
Ensino Literatura Literatura infantil Livro didático Escola pública Teaching Literature Children's literature Textbook Public school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
The present work seeks to do a qualitative research about the teaching of literature in the textbook, aiming to show how the literary text in the textbooks is being worked and how this teaching is developed in the classroom by the teachers, based on the vision of the selected theoretical assumptions for this job. It is advocated in favor of an early teaching of literature, with a view to a better apprehension of literary concepts by public school learners. In a first moment, the theories used will be presented and, in the sequence, the presentation of the corpus that will support the research, having as theoretical support thoughts of scholars who deal with this theme. It has to be added that the investigations of these practices are necessary, to understand how the techniques of teaching literature are given, since the teacher's support is the textbook. that literature be encouraged at school. |
author_additional |
FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de |
author_additionalStr |
FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MOTTES, Diana Vasconcelos |
title |
O ensino da literatura no livro didático |
title_short |
O ensino da literatura no livro didático |
title_full |
O ensino da literatura no livro didático |
title_fullStr |
O ensino da literatura no livro didático |
title_full_unstemmed |
O ensino da literatura no livro didático |
title_sort |
o ensino da literatura no livro didático |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6360 |
_version_ |
1787238450155487232 |
score |
11.753735 |