/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú.
In elaborating the present memorial I took into account the criticism and the academic self-criticism that in line with my life trajectory will have as a segment a chronological sequence with the starting point of my birth, adolescence, highlighting the academic and professional experiences. Intertw...
Autor principal: | AQUINO, Maria Joana Oliveira de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6398 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6398 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63982023-11-28T03:06:29Z Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. AQUINO, Maria Joana Oliveira de SILVA, José Nazareno Figueiredo e http://lattes.cnpq.br/9760705917211645 Memorial Família Educação ribeirinha Formação docente Memorial Family Ribeirinho education Teaching course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO In elaborating the present memorial I took into account the criticism and the academic self-criticism that in line with my life trajectory will have as a segment a chronological sequence with the starting point of my birth, adolescence, highlighting the academic and professional experiences. Intertwined with this timeline, the report of this memorial aims to address the impacts caused by the absence of the family in the school and the factors that lead it to walk in many cases, alone in its proposal of educational work, punctuating facts of the riverside everyday and seeking alternative (re) construction of the partnership that should exist between school and family. The challenge proposed is to rescue fragments of past, conscious and “unconscious” experiences that can give life to this academic memorial and emphasize my teacher education, evaluating the changes that have occurred in the course of these experiences. Thus, I am fully sure of the challenges that are posed, in this retrospective of life and experiences, the reader is expected to feel provoked to reflect their practices in the perspective of the success of learning in multisséries groups in riverside contexts. Ao elaborar o presente memorial levei em conta a crítica e a autocrítica acadêmica que em consonância com minha trajetória de vida terá como segmento uma sequência cronológica com o ponto de partida meu nascimento, adolescência, destacando as experiências acadêmicas e profissionais. Entrelaçado a esta linha temporal, o relato deste memorial tem como objetivo abordar os impactos causados pela ausência da família na escola e os fatores que a levam a caminhar em muitos casos, sozinha em sua proposta de trabalho educacional, pontuando fatos do cotidiano ribeirinho e buscando alternativas de (re) construção da parceria que deve existir entre escola e família. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas, conscientes e “inconscientes” que possam dar vida a este memorial acadêmico e ênfase a minha formação docente, avaliando as transformações percebidas no decorrer dessas experiências. Desse modo, tenho plena certeza dos desafios que estão postos, nessa retrospectiva de vida e experiências espera-se que o leitor sinta-se provocado a refletir suas práticas na perspectiva do sucesso da aprendizagem em turmas de multisséries em contextos ribeirinhos. 2023-11-27T11:59:27Z 2023-11-27T11:59:27Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AQUINO, Maria Joana Oliveira de. Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. Orientador: José Nazareno Figueiredo e Silva. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6398. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6398 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Memorial Família Educação ribeirinha Formação docente Memorial Family Ribeirinho education Teaching course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Memorial Família Educação ribeirinha Formação docente Memorial Family Ribeirinho education Teaching course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO AQUINO, Maria Joana Oliveira de Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. |
topic_facet |
Memorial Família Educação ribeirinha Formação docente Memorial Family Ribeirinho education Teaching course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
In elaborating the present memorial I took into account the criticism and the academic self-criticism that in line with my life trajectory will have as a segment a chronological sequence with the starting point of my birth, adolescence, highlighting the academic and professional experiences. Intertwined with this timeline, the report of this memorial aims to address the impacts caused by the absence of the family in the school and the factors that lead it to walk in many cases, alone in its proposal of educational work, punctuating facts of the riverside everyday and seeking alternative (re) construction of the partnership that should exist between school and family. The challenge proposed is to rescue fragments of past, conscious and “unconscious” experiences that can give life to this academic memorial and emphasize my teacher education, evaluating the changes that have occurred in the course of these experiences. Thus, I am fully sure of the challenges that are posed, in this retrospective of life and experiences, the reader is expected to feel provoked to reflect their practices in the perspective of the success of learning in multisséries groups in riverside contexts. |
author_additional |
SILVA, José Nazareno Figueiredo e |
author_additionalStr |
SILVA, José Nazareno Figueiredo e |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AQUINO, Maria Joana Oliveira de |
title |
Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. |
title_short |
Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. |
title_full |
Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. |
title_fullStr |
Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. |
title_full_unstemmed |
Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú. |
title_sort |
ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de mojú. |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6398 |
_version_ |
1787238456518246400 |
score |
11.755432 |