/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo
The article is the result of research on higher education in the context of the teaching incentive program (monitoring), resulting from understanding and intervention through activities, techniques and methodologies designed from the Theory of Meaningful Learning by David Paul Ausubel and Joseph...
Autor principal: | MOURA, Adilson Mateus dos Santos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6429 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6429 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64292023-12-02T03:05:41Z Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo Feasibilities and perspectives of the exercise of monitoring as an encouragement of teaching to students of consumer relations law ii under the conception of the theory of meaningful learning MOURA, Adilson Mateus dos Santos ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante http://lattes.cnpq.br/7046508747408574 Monitoria Teoria do Aprendizado Significativo Ensino-aprendizagem Direito das relações de consumo II Monitoring Meaningful Learning Theory Teaching-learning Consumer relations law II CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO The article is the result of research on higher education in the context of the teaching incentive program (monitoring), resulting from understanding and intervention through activities, techniques and methodologies designed from the Theory of Meaningful Learning by David Paul Ausubel and Joseph Donald Novak applied in the Consumer Relations Law II class of the Law course at the Federal University of Pará. The present work aims to demonstrate the importance of monitoring in the teaching-learning relationship in view of the application of activities and plans guided by the cognitive valuation model with the aim of overcoming circumstantial, specific or intrinsic obstacles to the educational activity. Throughout the article it is shown that monitoring has its own functions, and must combat purely arbitrary knowledge, proposing knowledge and activities endowed with significant capacity, based on the student's prior knowledge to then intervene and consolidate, or expand this preexisting knowledge. The method that guided this work was action research through a qualitative approach. At the end and throughout the process of this research, optimistic results were obtained, as the methodology provided students with self-reflection, significant assimilation of new knowledge and appreciation of reality through the acquired knowledge. It is argued, in conclusion, that it is essential to offer students a solid teaching methodology, which should be thought based on the student, through him and for him. O artigo é resultado de pesquisa acerca da educação superior no contexto do programa de incentivo à docência (monitoria), decorrente da compreensão e intervenção por meio de atividades, técnicas e metodologias pensadas a partir da Teoria do Aprendizado Significativo de David Paul Ausubel e Joseph Donald Novak aplicada na turma de Direito das Relações de Consumo II do curso de Direito da Universidade Federal do Pará. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da monitoria na relação de ensino-aprendizagem diante da aplicação de atividades e planejamentos orientados pelo modelo de valoração cognitiva com intuito de transpor obstáculos circunstanciais, pontuais ou intrínsecos à atividade educativa. Ao longo do artigo mostra-se que a monitoria possui funções próprias, devendo combater o conhecimento puramente arbitrário, propondo conhecimentos e atividades dotadas de capacidade significativa, tomando por base o conhecimento prévio do aluno para então, intervir e consolidar, ou expandir esse conhecimento preexistente. O método que guiou este trabalho foi a pesquisa-ação por meio da abordagem qualitativa. Ao final e ao longo do processo desta pesquisa obtiveram-se resultados otimistas, pois a metodologia proporcionou a auto reflexão dos alunos, assimilação significativa dos novos conhecimentos e valoração da realidade por meio dos conhecimentos adquiridos. Aduz-se, na conclusão, que é essencial oferecer aos discentes metodologia de ensino sólida, devendo ser pensada com base no aluno, por meio dele e para ele. 2023-11-30T14:32:27Z 2023-11-30T14:32:27Z 2023-01-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MOURA, Adilson Mateus dos Santos. Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo. Orientador: Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito, Instituto de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6429. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6429 Acesso Aberto Disponível na internet via SAGITTA |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Monitoria Teoria do Aprendizado Significativo Ensino-aprendizagem Direito das relações de consumo II Monitoring Meaningful Learning Theory Teaching-learning Consumer relations law II CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
spellingShingle |
Monitoria Teoria do Aprendizado Significativo Ensino-aprendizagem Direito das relações de consumo II Monitoring Meaningful Learning Theory Teaching-learning Consumer relations law II CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO MOURA, Adilson Mateus dos Santos Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
topic_facet |
Monitoria Teoria do Aprendizado Significativo Ensino-aprendizagem Direito das relações de consumo II Monitoring Meaningful Learning Theory Teaching-learning Consumer relations law II CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
The article is the result of research on higher education in the context of the teaching incentive
program (monitoring), resulting from understanding and intervention through activities, techniques and
methodologies designed from the Theory of Meaningful Learning by David Paul Ausubel and Joseph
Donald Novak applied in the Consumer Relations Law II class of the Law course at the Federal
University of Pará. The present work aims to demonstrate the importance of monitoring in the
teaching-learning relationship in view of the application of activities and plans guided by the cognitive
valuation model with the aim of overcoming circumstantial, specific or intrinsic obstacles to the
educational activity. Throughout the article it is shown that monitoring has its own functions, and must
combat purely arbitrary knowledge, proposing knowledge and activities endowed with significant
capacity, based on the student's prior knowledge to then intervene and consolidate, or expand this
preexisting knowledge. The method that guided this work was action research through a qualitative
approach. At the end and throughout the process of this research, optimistic results were obtained, as
the methodology provided students with self-reflection, significant assimilation of new knowledge and
appreciation of reality through the acquired knowledge. It is argued, in conclusion, that it is essential to
offer students a solid teaching methodology, which should be thought based on the student, through
him and for him. |
author_additional |
ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante |
author_additionalStr |
ROCHA, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante |
format |
Artigo |
author |
MOURA, Adilson Mateus dos Santos |
title |
Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
title_short |
Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
title_full |
Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
title_fullStr |
Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
title_full_unstemmed |
Viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo II sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
title_sort |
viabilidades e perspectivas do exercício da monitoria como fomento do ensino aos alunos da disciplina de direito das relações de consumo ii sob a concepção da teoria do aprendizado significativo |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6429 |
_version_ |
1787238529121648640 |
score |
11.753896 |