Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes

A formação de professores se configura como um importante pilar para o desenvolvimento de melhorias na educação do nosso país, portanto, investimentos e iniciativas que visem fortalecer tanto as licenciaturas, quanto a formação continuada são extremamente importantes. Nesse sentido, pretendendo cont...

ver descrição completa

Autor principal: NUNES, Alexandre Daniel Monteiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6468
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6468
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64682023-12-15T03:06:42Z Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes NUNES, Alexandre Daniel Monteiro FREITAS, Lilliane Miranda http://lattes.cnpq.br/8110174127325055 Formação de Professores Repositório Digital Oficinas Ciências da Natureza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM A formação de professores se configura como um importante pilar para o desenvolvimento de melhorias na educação do nosso país, portanto, investimentos e iniciativas que visem fortalecer tanto as licenciaturas, quanto a formação continuada são extremamente importantes. Nesse sentido, pretendendo contribuir nessa questão, a presente pesquisa buscou realizar oficinas de formação continuada a fim de apresentar e discutir as potencialidades do repositório digital da “Coleção Ensino de Ciências na Escola” para professores. A plataforma visa facilitar o acesso dos educadores ao acervo de produtos educacionais elaborados em Mestrados Profissionais na área do Ensino de Ciências, por meio de doze catálogos digitais temáticos, buscando colaborar com o planejamento e inovação das aulas. Diante disso, o objetivo desta investigação é avaliar a pertinência e contribuições do repositório digital como ferramenta de apoio pedagógico, e ainda, conhecer quais os interesses e demandas por formação dos docentes participantes das oficinas. Como metodologia, foi aplicado questionário via formulário eletrônico para os sujeitos participantes de três oficinas realizadas de divulgação do repositório digital, tendo como público professores em exercício da Educação Básica. As respostas foram analisadas a partir das categorias: i) Perfil profissional; ii) Interesse pedagógico; iii) Motivação. Como principais resultados, verificamos que os docentes em sua maioria são da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, todos consideraram importante conhecer a Coleção, sendo o maior interesse nas propostas interdisciplinares, na variedade de estratégias de ensino e na abordagem inclusiva. Verificamos ainda que os docentes se sentiram motivados a utilizar os Catálogos Digitais como suporte pedagógico no seu planejamento de ensino e que indicariam a outros professores. A partir disso, consideramos que a Coleção apresentou grande pertinência educacional e elevado potencial de contribuição na prática docente na opinião dos professores, dessa forma, somando com efetivas melhorias no ensino e formação docente. 2023-12-14T18:37:11Z 2023-12-14T18:37:11Z 2023-10-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NUNES, Alexandre Daniel Monteiro. Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes. Orientadora: Lilliane Miranda Freitas. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6468. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6468 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação de Professores
Repositório Digital
Oficinas
Ciências da Natureza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Formação de Professores
Repositório Digital
Oficinas
Ciências da Natureza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
NUNES, Alexandre Daniel Monteiro
Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
topic_facet Formação de Professores
Repositório Digital
Oficinas
Ciências da Natureza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A formação de professores se configura como um importante pilar para o desenvolvimento de melhorias na educação do nosso país, portanto, investimentos e iniciativas que visem fortalecer tanto as licenciaturas, quanto a formação continuada são extremamente importantes. Nesse sentido, pretendendo contribuir nessa questão, a presente pesquisa buscou realizar oficinas de formação continuada a fim de apresentar e discutir as potencialidades do repositório digital da “Coleção Ensino de Ciências na Escola” para professores. A plataforma visa facilitar o acesso dos educadores ao acervo de produtos educacionais elaborados em Mestrados Profissionais na área do Ensino de Ciências, por meio de doze catálogos digitais temáticos, buscando colaborar com o planejamento e inovação das aulas. Diante disso, o objetivo desta investigação é avaliar a pertinência e contribuições do repositório digital como ferramenta de apoio pedagógico, e ainda, conhecer quais os interesses e demandas por formação dos docentes participantes das oficinas. Como metodologia, foi aplicado questionário via formulário eletrônico para os sujeitos participantes de três oficinas realizadas de divulgação do repositório digital, tendo como público professores em exercício da Educação Básica. As respostas foram analisadas a partir das categorias: i) Perfil profissional; ii) Interesse pedagógico; iii) Motivação. Como principais resultados, verificamos que os docentes em sua maioria são da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, todos consideraram importante conhecer a Coleção, sendo o maior interesse nas propostas interdisciplinares, na variedade de estratégias de ensino e na abordagem inclusiva. Verificamos ainda que os docentes se sentiram motivados a utilizar os Catálogos Digitais como suporte pedagógico no seu planejamento de ensino e que indicariam a outros professores. A partir disso, consideramos que a Coleção apresentou grande pertinência educacional e elevado potencial de contribuição na prática docente na opinião dos professores, dessa forma, somando com efetivas melhorias no ensino e formação docente.
author_additional FREITAS, Lilliane Miranda
author_additionalStr FREITAS, Lilliane Miranda
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NUNES, Alexandre Daniel Monteiro
title Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
title_short Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
title_full Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
title_fullStr Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
title_full_unstemmed Oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
title_sort oficinas formativas com catálogos digitais: avaliação da motivação e interesses de docentes
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6468
_version_ 1787238536035958784
score 11.753735