Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional

Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando c...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, William Lima da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6469
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6469
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64692023-12-15T03:06:46Z Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional COSTA, William Lima da FREITAS, Lilliane Miranda http://lattes.cnpq.br/8110174127325055 Ensino de Citologia Ensino de Bioquímica Mestrados profissionais Produtos educacionais Pesquisa bibliográfica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando contribuir nesta questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo e as potencialidades de um Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Bioquímica e Citologia que integra a Coleção Ensino de Ciências na Escola, uma vez que se configura como material de apoio para planejamento docente de aulas nesta temática. A investigação se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica na qual foi realizada uma análise quanti-qualitativa descritiva com base nas três fases da Análise de Conteúdo, tendo como principais categorias: (i) Conteúdos Abordados; (ii) Estratégias de Ensino e (iii) Interdisciplinaridade e Inclusão. A partir dos resultados, consideramos que o Catálogo Digital de Bioquímica e Citologia oferece um suporte pedagógico aos docentes para o efetivo exercício do pluralismo metodológico no ensino desta temática, pois as propostas educativas diversificadas apresentadas nos produtos educacionais analisados podem enriquecer as atividades em sala de aula, trazendo dinamismo, inovação e aperfeiçoamento da prática pedagógica e no ensino do tema. 2023-12-14T18:53:19Z 2023-12-14T18:53:19Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, William Lima da. Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional. Orientadora: Lilliane Miranda Freitas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6469. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6469 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de Citologia
Ensino de Bioquímica
Mestrados profissionais
Produtos educacionais
Pesquisa bibliográfica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de Citologia
Ensino de Bioquímica
Mestrados profissionais
Produtos educacionais
Pesquisa bibliográfica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
COSTA, William Lima da
Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
topic_facet Ensino de Citologia
Ensino de Bioquímica
Mestrados profissionais
Produtos educacionais
Pesquisa bibliográfica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando contribuir nesta questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo e as potencialidades de um Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Bioquímica e Citologia que integra a Coleção Ensino de Ciências na Escola, uma vez que se configura como material de apoio para planejamento docente de aulas nesta temática. A investigação se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica na qual foi realizada uma análise quanti-qualitativa descritiva com base nas três fases da Análise de Conteúdo, tendo como principais categorias: (i) Conteúdos Abordados; (ii) Estratégias de Ensino e (iii) Interdisciplinaridade e Inclusão. A partir dos resultados, consideramos que o Catálogo Digital de Bioquímica e Citologia oferece um suporte pedagógico aos docentes para o efetivo exercício do pluralismo metodológico no ensino desta temática, pois as propostas educativas diversificadas apresentadas nos produtos educacionais analisados podem enriquecer as atividades em sala de aula, trazendo dinamismo, inovação e aperfeiçoamento da prática pedagógica e no ensino do tema.
author_additional FREITAS, Lilliane Miranda
author_additionalStr FREITAS, Lilliane Miranda
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, William Lima da
title Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
title_short Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
title_full Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
title_fullStr Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
title_full_unstemmed Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional
title_sort pluralidade metodológica no ensino de bioquímica e citologia a partir de repositório digital educacional
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6469
_version_ 1787238536184856576
score 11.753735