Artigo

Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química

Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currícul...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Bruna de Souza
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6485
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64852024-01-12T17:09:09Z Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química RODRIGUES, Bruna de Souza RIBEIRO, Alcy Favacho http://lattes.cnpq.br/2716307121659406 Escola Pública Calouros Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O acompanhamento foi realizado com calouros provenientes de escolas públicas e envolveu a exposição de conteúdos químicos, a contextualização dos conceitos e atividades lúdicas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico. 2023-12-22T13:04:56Z 2023-12-22T13:04:56Z 2023-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RODRIGUES, Bruna de Souza. Promovendo o sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 62., 2023, Natal, RN. Anais eletrônicos [...]. Natal, RN: UFRN, 2023. p. 01-22. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Escola Pública
Calouros
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Escola Pública
Calouros
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
RODRIGUES, Bruna de Souza
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
topic_facet Escola Pública
Calouros
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O acompanhamento foi realizado com calouros provenientes de escolas públicas e envolveu a exposição de conteúdos químicos, a contextualização dos conceitos e atividades lúdicas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico.
author_additional RIBEIRO, Alcy Favacho
author_additionalStr RIBEIRO, Alcy Favacho
format Artigo
author RODRIGUES, Bruna de Souza
title Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
title_short Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
title_full Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
title_fullStr Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
title_full_unstemmed Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
title_sort promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no curso de licenciatura em química
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485
_version_ 1796836706005024768
score 11.753896