/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química
Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currícul...
Autor principal: | RODRIGUES, Bruna de Souza |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6485 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64852024-01-12T17:09:09Z Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química RODRIGUES, Bruna de Souza RIBEIRO, Alcy Favacho http://lattes.cnpq.br/2716307121659406 Escola Pública Calouros Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O acompanhamento foi realizado com calouros provenientes de escolas públicas e envolveu a exposição de conteúdos químicos, a contextualização dos conceitos e atividades lúdicas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico. 2023-12-22T13:04:56Z 2023-12-22T13:04:56Z 2023-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RODRIGUES, Bruna de Souza. Promovendo o sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 62., 2023, Natal, RN. Anais eletrônicos [...]. Natal, RN: UFRN, 2023. p. 01-22. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Escola Pública Calouros Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Escola Pública Calouros Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM RODRIGUES, Bruna de Souza Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química |
topic_facet |
Escola Pública Calouros Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O acompanhamento foi realizado com calouros provenientes de escolas públicas e envolveu a exposição de conteúdos químicos, a contextualização dos conceitos e atividades lúdicas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico. |
author_additional |
RIBEIRO, Alcy Favacho |
author_additionalStr |
RIBEIRO, Alcy Favacho |
format |
Artigo |
author |
RODRIGUES, Bruna de Souza |
title |
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química |
title_short |
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química |
title_full |
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química |
title_fullStr |
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química |
title_full_unstemmed |
Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química |
title_sort |
promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no curso de licenciatura em química |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6485 |
_version_ |
1796836706005024768 |
score |
11.753896 |