Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica

The present work was elaborated with the intention of analyzing the importance of using paradidactic books as teaching mediators of mathematical contents in basic education from the use of the active storytelling methodology. The text presents investigations on traditional methodology and active...

ver descrição completa

Autor principal: REIS, Geovana Natalina Rocha dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6523
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6523
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65232024-01-13T03:06:16Z Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica REIS, Geovana Natalina Rocha dos THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Livro paradidático Aprendizagem matemática Storytelling Paradidactic book Math learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The present work was elaborated with the intention of analyzing the importance of using paradidactic books as teaching mediators of mathematical contents in basic education from the use of the active storytelling methodology. The text presents investigations on traditional methodology and active methodologies in teaching, seeking to understand their influence on learning, presents the paradidactic book as a resource to be used in the classroom, and how it contributes to the process of knowledge construction, also talks about the importance of reading in Mathematics learning. To conclude, a teaching approach is presented that involves the use of a paradidactic book and storytelling, an active methodology, as a strategy to teach in an engaging and attractive way. O presente trabalho foi elaborado com intuito de analisar a importância da utilização de livros paradidáticos como mediadores de ensino de conteúdos matemáticos na educação básica a partir do emprego da metodologia ativa storytelling. O texto apresenta investigações sobre metodologia tradicional e metodologias ativas no ensino, buscando compreender sua influência na aprendizagem, apresenta o livro paradidático como recurso para ser utilizado em sala de aula, e como ele contribui para o processo de construção do conhecimento, também fala sobre a importância da leitura na aprendizagem Matemática. Para concluir é apresentada uma abordagem de ensino que envolve a utilização de um livro paradidático e o storytelling, uma metodologia ativa, como estratégia para ensinar de forma envolvente e atrativa. 2024-01-12T13:14:54Z 2024-01-12T13:14:54Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação REIS, Geovana Natalina Rocha dos. Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6523. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6523 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livro paradidático
Aprendizagem matemática
Storytelling
Paradidactic book
Math learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Livro paradidático
Aprendizagem matemática
Storytelling
Paradidactic book
Math learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
REIS, Geovana Natalina Rocha dos
Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica
topic_facet Livro paradidático
Aprendizagem matemática
Storytelling
Paradidactic book
Math learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present work was elaborated with the intention of analyzing the importance of using paradidactic books as teaching mediators of mathematical contents in basic education from the use of the active storytelling methodology. The text presents investigations on traditional methodology and active methodologies in teaching, seeking to understand their influence on learning, presents the paradidactic book as a resource to be used in the classroom, and how it contributes to the process of knowledge construction, also talks about the importance of reading in Mathematics learning. To conclude, a teaching approach is presented that involves the use of a paradidactic book and storytelling, an active methodology, as a strategy to teach in an engaging and attractive way.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author REIS, Geovana Natalina Rocha dos
title Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica
title_short Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica
title_full Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica
title_fullStr Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica
title_full_unstemmed Livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica
title_sort livros paradidáticos como mediadores do ensino de conteúdos matemáticos na educação básica
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6523
_version_ 1796836708917968896
score 11.753735