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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Análise estatística e de séries temporais na modelagem matemática da inadimplência no SERASA
A presente pesquisa tem com o objetivo de apresentar uma modelagem matemática para a análise do índice de inadimplentes do Serasa, com ênfase na diferenciação por gênero e idade dos consumidores, como exemplo de aplicação para um curso de Licenciatura em Matemáticas. Utilizando dados histórico...
Autor principal: | BARBOSA, Júlia Rodrigues |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65352024-01-17T03:05:53Z Análise estatística e de séries temporais na modelagem matemática da inadimplência no SERASA BARBOSA, Júlia Rodrigues NUNES, Renato Germano Reis http://lattes.cnpq.br/4662907821707953 Séries temporais Serasa Modelagem matemática Inadimplência CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA A presente pesquisa tem com o objetivo de apresentar uma modelagem matemática para a análise do índice de inadimplentes do Serasa, com ênfase na diferenciação por gênero e idade dos consumidores, como exemplo de aplicação para um curso de Licenciatura em Matemáticas. Utilizando dados históricos para construir modelos estatísticos destinados a descrever a evolução da inadimplência ao longo do tempo. Ao empregar técnicas de regressão e análise de variância, o estudo se esforça para descobrir padrões e tendências nos dados. Isso é obtido por meio de análises estatísticas e representações gráficas, aprimorando a clareza e a intuitividade da visualização dos dados. Essas descobertas denotam a presença de recorrências ou estruturas consistentes dentro de um conjunto de dados, além de oferecer percepções para tomada de decisão informada, previsão de comportamento futuro e compreensão de fatores de influência nos dados estudados. Deste modo, a aplicação da modelagem matemática ao referido objeto de estudo oferece aos alunos a oportunidade de mergulhar em conceitos matemáticos avançados dentro de um contexto pertinente, expandindo assim sua compreensão da utilidade da matemática nas ciências sociais e financeiras. Ao permitir que os alunos se envolvam com esses conceitos matemáticos avançados em uma estrutura do mundo real, suas habilidades analíticas e de resolução de problemas podem ser refinadas. Esta aplicação prática a um cenário relevante e tangível dentro da sociedade contemporânea nutre ainda mais suas capacidades. 2024-01-16T15:18:26Z 2024-01-16T15:18:26Z 2023-08-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Júlia Rodrigues. Análise estatística e de séries temporais na modelagem matemática da inadimplência no SERASA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6535. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6535 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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A presente pesquisa tem com o objetivo de apresentar uma modelagem
matemática para a análise do índice de inadimplentes do Serasa, com ênfase na
diferenciação por gênero e idade dos consumidores, como exemplo de aplicação para
um curso de Licenciatura em Matemáticas. Utilizando dados históricos para construir
modelos estatísticos destinados a descrever a evolução da inadimplência ao longo do
tempo. Ao empregar técnicas de regressão e análise de variância, o estudo se esforça
para descobrir padrões e tendências nos dados. Isso é obtido por meio de análises
estatísticas e representações gráficas, aprimorando a clareza e a intuitividade da
visualização dos dados. Essas descobertas denotam a presença de recorrências ou
estruturas consistentes dentro de um conjunto de dados, além de oferecer percepções
para tomada de decisão informada, previsão de comportamento futuro e compreensão
de fatores de influência nos dados estudados. Deste modo, a aplicação da modelagem
matemática ao referido objeto de estudo oferece aos alunos a oportunidade de
mergulhar em conceitos matemáticos avançados dentro de um contexto pertinente,
expandindo assim sua compreensão da utilidade da matemática nas ciências sociais
e financeiras. Ao permitir que os alunos se envolvam com esses conceitos
matemáticos avançados em uma estrutura do mundo real, suas habilidades analíticas
e de resolução de problemas podem ser refinadas. Esta aplicação prática a um cenário
relevante e tangível dentro da sociedade contemporânea nutre ainda mais suas
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