Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista

Acting as an inclusive pedagogical companion, for the initial training of teachers, is a practice that provides an opportunity to understand the autistic spectrum and experience experiences that contribute to the training of future teachers. In this sense, the need to understand the experiences and...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Amanda Lohanna da Mota
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6556
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6556
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65562024-01-25T03:07:18Z Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista COSTA, Amanda Lohanna da Mota GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver http://lattes.cnpq.br/0496932429575513 https://orcid.org/0000-0001-8285-3274 Experiência auto formativa Self-training experience Acompanhamento Pedagógico Inclusivo Inclusive Pedagogical Accompaniment Autismo Autism Pesquisa Narrativa Narrative Research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Acting as an inclusive pedagogical companion, for the initial training of teachers, is a practice that provides an opportunity to understand the autistic spectrum and experience experiences that contribute to the training of future teachers. In this sense, the need to understand the experiences and challenges faced when teaching students with ASD is evident. In view of this situation, I analyze, in this research, self-training experiences lived, when carrying out the pedagogical follow-up of a child with ASD, aiming to understand teaching learning that such experiences contribute to my training as a future teacher in the early years. For this, I assume the qualitative research in the narrative approach, from the reports of my performance in this context, registered in my personal diaries and analyzed through Textual Discursive Analysis (DTA). Thus, I was able to attribute new meanings to the experiences lived with the autistic child, from an epistemological point of view, obtaining as a result that the process of constant observation and reflection made it possible to reinvent myself as a professional in constant formation and this experience as an inclusive pedagogical companion empowered me for the classroom, for a future teacher who is more attentive in noticing my students' difficulties, having developed sensitive listening. A atuação como acompanhante pedagógica inclusiva, para a formação inicial de professores, é uma prática que oportuniza a compreensão a respeito do espectro autista e a vivência de experiências que contribuem para a formação do futuro professor. Nesse sentido, é evidente a necessidade de compreender as experiências e os desafios enfrentados ao ensinar alunos com TEA. Tendo em vista tal situação, analiso, nesta pesquisa, experiências auto formativas vividas, ao realizar o acompanhamento pedagógico de uma criança com TEA, objetivando compreender aprendizagens docentes que tais experiências contribuem para minha formação de futura professora dos anos iniciais. Para isso, assumo a pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, a partir dos relatos de minha atuação neste contexto, registrados em meus diários pessoais e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, pude atribuir novos sentidos às experiências vividas com a criança autista, a partir de um olhar epistemológico, obtendo como resultado que o processo de observação e reflexão constante oportunizou reinventar-me como profissional em constante formação e esta experiência como acompanhante pedagógica inclusiva me capacitou para a sala de aula, para uma futura professora mais atenta em perceber dificuldades de meus alunos, tendo desenvolvido a escuta sensível. 2024-01-24T11:47:39Z 2024-01-24T11:47:39Z 2022-06-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Amanda Lohanna da Mota. Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista. Orientadora: Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6556. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6556 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Experiência auto formativa
Self-training experience
Acompanhamento Pedagógico Inclusivo
Inclusive Pedagogical Accompaniment
Autismo
Autism
Pesquisa Narrativa
Narrative Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Experiência auto formativa
Self-training experience
Acompanhamento Pedagógico Inclusivo
Inclusive Pedagogical Accompaniment
Autismo
Autism
Pesquisa Narrativa
Narrative Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
COSTA, Amanda Lohanna da Mota
Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
topic_facet Experiência auto formativa
Self-training experience
Acompanhamento Pedagógico Inclusivo
Inclusive Pedagogical Accompaniment
Autismo
Autism
Pesquisa Narrativa
Narrative Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description Acting as an inclusive pedagogical companion, for the initial training of teachers, is a practice that provides an opportunity to understand the autistic spectrum and experience experiences that contribute to the training of future teachers. In this sense, the need to understand the experiences and challenges faced when teaching students with ASD is evident. In view of this situation, I analyze, in this research, self-training experiences lived, when carrying out the pedagogical follow-up of a child with ASD, aiming to understand teaching learning that such experiences contribute to my training as a future teacher in the early years. For this, I assume the qualitative research in the narrative approach, from the reports of my performance in this context, registered in my personal diaries and analyzed through Textual Discursive Analysis (DTA). Thus, I was able to attribute new meanings to the experiences lived with the autistic child, from an epistemological point of view, obtaining as a result that the process of constant observation and reflection made it possible to reinvent myself as a professional in constant formation and this experience as an inclusive pedagogical companion empowered me for the classroom, for a future teacher who is more attentive in noticing my students' difficulties, having developed sensitive listening.
author_additional GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
author_additionalStr GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Amanda Lohanna da Mota
title Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
title_short Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
title_full Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
title_fullStr Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
title_full_unstemmed Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
title_sort experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6556
_version_ 1796836711900119040
score 11.753735